A identidade visual é um dos elementos mais essenciais em uma empresa. Ela representa um conjunto de elementos gráficos que tem por objetivo comunicar a ideia e os valores da empresa. Além disso, devem referenciar o produto ou serviço que está sendo oferecido ali.
Ademais, os propósitos e a missão de uma empresa também devem ser explicitados ali. Alguns dos elementos são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação. Então, vamos lá entender tudo sobre essa tema e como aplicá-lo com eficiência na sua empresa?
O que é identidade visual?
A identidade visual é a responsável por representar a sua empresa, deixando claro seus valores e sua atmosfera. Isso é possível graças a uma construção de vários elementos gráficos e visuais, como tipografias e outras peças de divulgação. Resumindo, é a sua marca, representada de diversas maneiras diferentes.
Qual é a importância da identidade visual?
Essa identidade visual vai ser a primeira coisa que um cliente verá em sua marca. Sendo assim, é imperativo que sua marca seja representativa dos seus ideais e facilmente reconhecida. Assim, uma marca bem definida é a força e a segurança de uma marca, já que fornece toda sua história logo de cara.
A identificação do público com uma identidade visual bem feita é espontânea e bastante forte. É possível atestar isso através de marcas famosas, como McDonald’s e Coca-Cola. Sendo assim, é sabido que essas marcas são reconhecidas rapidamente, por conta de suas cores, fontes e traços marcantes. É isso que sua empresa precisa!
Principais elementos da identidade visual
1 – Conceito
O conceito é o primeiro elemento com o qual você deve se preocupar, antes de definir sua identidade visual. Sendo assim, já o faça sabendo que ele quem vai ditar o rumo de suas outras decisões. Apesar do conceito de marca ser intangível, é possível aplicá-lo em diversos elementos visuais de sua empresa. A construção do conceito precisa estudar alguns fatores antes de ser feita:
- persona: se refere a sua proximidade com o público, dessa forma, para se ter uma boa identidade visual, é preciso ter informações como faixa etária, gênero e público-alvo, para que se possa criar uma identidade que apele para o seu público;
- inspirações: além das informações, é preciso também buscar inspirações em outras empresas e lugares, como filmes e séries, isso, é claro, sem fugir do segmento de sua empresa e sem ir contra as definições de seu conceito;
- objetividade: esse quesito está relacionado a como a empresa quer ser vista no mercado e como está disposta a se esforçar para atingir os objetivos;
- significados: a identidade visual precisa expressas os valores da empresa, o que muitas vezes pode ser definidos por símbolos que representam tais valores.
2 – Tipografia
A tipografia também é muito importante. Ela se refere a criação ou aplicação de estilos e efeitos visuais em palavras da empresa. Ou seja, é responsável por dar vida aos textos, o que acaba tendo um peso muito importante na construção de sua identidade visual.
3 – Cores
As cores são uma das partes mais importantes para a identidade visual de uma empresa. Isso porque as cores podem invocar emoções e fazerem a sua marca ser lembrada para sempre. Assim como o vermelho representa a Coca-Cola, você pode achar uma cor que representa sua empresa. As principais cores e seus significados são:
- preto: elegância, sofisticação, credibilidade;
- branco: pureza, limpeza, ordem;
- vermelho: intensidade, ansiedade, amor;
- azul: credibilidade, frio, seriedade, poder;
- verde: riqueza, equilíbrio, natureza, esperança;
- amarelo: juventude, alegria, calor, fome.
4 – Formas
Além da tipografia e das cores, as formas também são bastante usadas na identidade visual das empresas. Essas formas também podem ser associadas a emoções importantes, o que pode ajudar a sua marca a ser facilmente reconhecida por seus clientes, em qualquer lugar. Vamos conhecer mais:
- quadrado: estabilidade, firmeza;
- círculo: amizade, união;
- linhas horizontais: calma;
- linhas verticais: superioridade;
- triângulo: equilíbrio, poder.
5 – Logo
Por fim, o seu logo é, definitivamente, um dos passos mais relevantes para a construção de sua identidade visual. Isso porque ele pode, e deve, reunir os elementos definidos nos tópicos anteriores. Ou seja, seu logo pode usar da tipografia, das cores e das formas. Assim, com base nos valores da marca e do público, é preciso definir um bom logotipo para a sua empresa, que defina seus valores e seja reconhecível.
Como criar a identidade visual de uma marca?
Para criar uma identidade visual, além de definir os importantes elementos citados anteriormente, você deve contar com a ajuda de um designer experiente. Ele deve trabalhar com recursos exclusivos para representar com fidelidade os valores da sua empresa. Você deve confiar no designer e deixá-lo analisar sua empresa, para que a logo criada corresponda diretamente com sua missão. Além disso, o público não pode ser deixado de fora, já que a logo precisa agradá-los, causando uma boa impressão logo de cara.
Diferenças entre identidade visual, branding e marca
Apesar de serem similares, os conceitos de identidade visual, branding e marca são diferentes. Portanto, como dito anteriormente, a identidade visual se refere aos conjuntos gráficos e visuais que se associam a uma marca. Já o branding está ligado a gestão e definição de estratégias, que usam da marca para gerar interesse do público. Por fim, a marca de uma empresa é basicamente o seu logotipo.
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Fontes: Rock Content, Neil Patel, Ponto Design, We Do Logos