Utilizado e reconhecido mundialmente, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites. Através dele, é possível monitorar o perfil de quem acessa o seu site; as páginas mais acessadas; conversões; dispositivos; cidades etc. Além disso, a ferramenta se integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console.
Por que usar o Google Analytics?
Existem inúmeros motivos para usar o Google Analytics, mas o maior deles é o fato de que a ferramenta responde a inúmeras perguntas que você se faz todos os dias sobre o seu negócio.
A ferramenta disponibiliza os dias do mês, da semana, e as horas que seus visitantes mais se engajam com o site. É possível planejar as ações com mais precisão.
1 – Entenda o melhor horário para ações
A taxa de rejeição é uma métrica do Google Analytics que indica quantos dos seus visitantes abandonam o seu site, sem nenhum tipo de interação.
2 – Descubra as causas para o abandono
Através da análise do tráfego, por meio do Google Analytics, é possível saber qual dispositivo tem sido mais utilizado por seus visitantes para acessar seu site.
3 – Compreenda dispositivos utilizados
Como usar o Google Analytics?
O ideal é que a conta seja de uso único e profissional.
1 – Crie uma conta do Google
Em seguida, clique em criar uma conta e preencha os dados solicitados. Após isso, você receberá um código de acompanhamento.
2 – Acesse a página inicial do Analytics
Agora, você precisa inserir o código em todas as páginas do seu site. Geralmente, em páginas html o código é adicionado antes da tag de fechamento </head>. Contudo, o local de inserção pode variar. Feito isso, é necessário aguardar 24h para que seus dados comecem a ser coletados.
3 – Insira o código em seu site
Domine a ferramenta
Para saber mais sobre o funcionamento da ferramenta, você pode acessar o canal no Youtube do Google Analytics, pois lá eles possuem vários vídeos com dicas e cursos sobre o serviço oferecido por eles!