Em 2016, o Instagram fez uma mudança drástica em sua plataforma: a forma como os posts eram entregues. A partir disso, os conteúdos do feed passaram a ser entregues por ordem de relevância e não mais em ordem cronológica. Por isso, se você trabalha com esta rede social, entender o algoritmo do Instagram é muito importante. Para garantir um bom desenvolvimento da sua página, algumas táticas podem ser usadas para garantir que seu post seja entregue e que o Instagram entenda a sua relevância. Vamos te apresentar alguns exemplos neste story.

Analisando o horário em que grande parte do seu público está online, você conseguirá a melhor estratégia para que o engajamento inicial do post seja positivo. Como consequência, seu post será entregue para mais pessoas, já que o Instagram entenderia que ele tem relevância.

Melhores táticas

Defina horários de postagem

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Para garantir engajamento, é necessário criar um bom relacionamento com seus seguidores.

Crie relacionamentos

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Se você fizer um conteúdo de um tema que esteja em alta e as pessoas estejam comentando, a probabilidade de que elas compartilhem com amigos será maior.

Nível de compartilhamento

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Criar uma identidade visual é importante para o reconhecimento de marca, já que um conteúdo bem elaborado se destaca em meio a tantas imagens.

Crie uma identidade visual

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O story do Instagram é muito importante, já que muitas pessoas usam o app apenas para ver os stories, e não para ver o feed.

Utilize os stories

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A mudança para o feed em ordem de relevância foi feita com o intuito de criar uma plataforma que os usuários conseguissem ver um feed personalizado, priorizando a experiência do usuário. Isso é o que chamamos de algoritmo do Instagram. Também ficou mais fácil promover conteúdos pagos.

O que é o algoritmo?

1 - Temporalidade Ordem cronológica não é mais usada, mas os novos conteúdos são mais relevantes.  2 - Engajamento Um post com muitas curtidas, comentários e salvamentos tem prioridade. 3 - Relacionamentos A rede analisa com quais perfis você tem mais interação.

A quantidade não é o mais importante, mas sim a qualidade. Procure fazer conteúdo que seja de interesse de seu público. Isso aumenta o engajamento por meio de curtidas, comentários e mais.

Dicas para usar o algoritmo

Produza conteúdo de qualidade

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Leve em consideração o formato, horário de publicação, linguagem e o assunto. Por falar em horários, nas métricas da sua conta, é possível ver os horários que seu público tende a acessar o conteúdo. Isso garante mais assertividade nas postagens.

Estabeleça horário e linguagem

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O segredo é responder os comentários rapidamente. Assim, o algoritmo do Instagram entende que aquela postagem ainda é relevante. Por fim, incentive seus seguidores a falarem pelo direct. Afinal, o Instagram vai entender que as pessoas querem conversar com seu perfil então ele merece ganhar atenção.

Seja rápido nas respostas

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Outro fator importante é o seu histórico. Isso porque o Instagram leva em consideração se os seus posts conversam entre si e se possuem um assunto e tema único. Dessa forma ele saberá para quem deve entregar o conteúdo.

Tenha um bom histórico

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A função Explorar segue a mesma linha de raciocínio de relevância do algoritmo do Instagram, mas seu objetivo é compartilhar conteúdo novo para os usuários. Logo, todos os posts que você curtiu, comentou ou salvou serão considerados nesta função.

Use o explorar

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