O team building ou construção de equipe é um treinamento que, ao invés de buscar aperfeiçoar os profissionais em suas respectivas funções, busca exercitar o entrosamento entre colaboradores de uma empresa. Focado no aprofundamento das relações interpessoais no ambiente profissional por meio de atividades dinâmicas normalmente executadas fora da organização, essa prática intenciona melhorar o trabalho em equipe.
Por que fazer team building?
Mas não apenas de promover a união é que se faz o team building. Outro objetivo da prática é identificar padrões comportamentais, pontos fortes e fracos individuais e em equipes, a fim de melhorar a cultura organizacional da empresa.
1. Defina objetivos
Ao definir um propósito durante uma atividade, o gestor deve ter em consideração que passos seguir para criar uma equipe de alto desempenho. Alinhar os envolvidos com a mesma motivação é essencial para que os colaboradores saibam o que fazer e até onde querem chegar para obterem os resultados desejados.
2. Escolha as atividades
Definir quais atividades guiarão o time em prol de alcançar os objetivos é tão importante quanto definir as metas em si. Gamificar as atividades com o estabelecimento de missões e regras, com feedbacks para promover melhorias, e pontuações como recompensas.
3. Crie um cronograma
Tão importante quanto definir o objetivo e as atividades para alcançá-los, é criar uma agenda realista para que as propostas possam acontecer como planejadas. Sempre planeje, agende e execute.
4. Facilite o diálogo
A criação de uma cultura organizacional que valoriza a comunicação interpessoal é importante. Uma companhia possui diversidade, e é importante fomentar o diálogo para que pessoas de diferentes realidades interajam e se compreendam enquanto indivíduos com emoções e intenções.
6. Acompanhe os resultados
Mensure os resultados continuamente. Saber se a implementação de um modelo de atividade funciona melhor que o outro, ou mesmo realizar ajustes, é essencial para manter a coerência da empresa. Os resultados podem, inclusive, favorecer futuros onboardings e adaptações com o passar do tempo.