Geralmente, quando se fala em SEO, as estratégias de otimização de mecanismos de busca para sites é a primeira coisa que vêm à mente, certo? Mas deixa eu te contar um segredo, os sites não são a única plataforma que podem se beneficiar dessas técnicas. Sim, é possível otimizar os seus resultados em redes sociais como o Instagram e o Facebook. Eu sei, você deve estar se perguntando: como fazer isso? Calma, nós vamos te ajudar!

SEO é a arte e a ciência de persuadir os mecanismos de pesquisa a recomendar o seu conteúdo aos usuários. O objetivo desse mecanismo é fazer com que a sua marca apareça primeiro quando algum usuário pesquisar por determinado termo. Por exemplo, se um site aparece em primeiro lugar na busca, ele tem um bom SEO.

O que é SEO?

Como aplicar no Instagram?

Por ser uma rede social de imagens, é possível que pensem que é impossível aplicar o SEO no Instagram. Porém, é possível sim! Isso porque os campos escritos no seu perfil, como o nome de usuário, nome de exibição, legendas, hashtags e até a localização, podem ser altamente explorados pelo SEO.

Uma vez que as legendas não podem ser pesquisadas, as hashtags são as responsáveis por ranquear a publicação. Desse modo, use palavras que tenham a ver com o seu post. Pense em termos que as pessoas podem pesquisar. Mas é importante lembrar: use com moderação.

Use hashtags

1

Dicas de SEO para Instagram

Na hora de escrever as legendas das suas fotos, use palavras-chave no início. As palavras-chave chamam a atenção dos leitores e geram interesse pelo conteúdo.

Preste atenção nas legendas

2

Ao marcar a sua localização, o seu post aparecerá na busca quando outras pessoas pesquisarem por essa mesma localização.

Marque a sua localização

3

O nome de exibição é essencial na hora de otimizar o seu perfil. Isso porque ele também aparece nos resultados de busca. Dessa forma, ele deve servir como complemento do seu user. Ou seja, se alguma informação essencial de apresentação não couber no user, coloque-a no nome de exibição.

Escolha bem o seu nome de exibição

4

O @ é o campo mais importante do seu perfil, por isso tenha cuidado na hora da escolha. Escolha um nome simples e que identifique bem você ou a sua marca.

Escolha um bom nome de usuário

5

O melhor horário para fazer publicações no Instagram é entre os dias de quarta e sexta, às 11h da manhã.

Poste no horário certo

6

O ideal é publicar entre uma ou duas vezes por dia. Do contrário, corre o risco de você sobrecarregar o feed dos seus seguidores.

Limite a quantidade de postagens

7

Usar todas as ferramentas que o Instagram oferece aumenta a taxa de engajamento.

Utilize todos os formatos

8

Algumas ações devem ser evitadas, como: Cópia de conteúdos; Compra de seguidores; Uso de hashtags banidas; Uso de bots.  Além de serem um empecilho para o SEO, essas ações podem fazer com que a sua conta seja bloqueada pelo Instagram.

O que evitar?