O SEO para YouTube é a estratégia de otimização para melhorar o ranking de canais e vídeos nos resultados de busca. A plataforma oferece o seu próprio sistema de pesquisa. Assim, caso queiram alcançar as primeiras posições nos resultados das buscas, as marcas precisam se adequar, o quanto antes, às regras e critérios do algoritmo. Em 2006, o YouTube foi comprado pelo Google. Desde então, a plataforma adota a mesma inteligência de pesquisa do buscador. Assim, o seu propósito é oferecer a melhor experiência de busca ao usuário.

Como funciona o SEO para YouTube?

Quando você faz uma pesquisa no site, o algoritmo mostra os melhores resultados para a sua busca. Entre os fatores levados em consideração, estão o histórico de pesquisa e de navegação do usuário. Porém, para os criadores de conteúdo, o algoritmo adota critérios de engajamento para rankear os resultados.

Quais as melhores estratégias?

Definir palavras-chave com potencial

1

Criar um bom título para o vídeo

2

Antes de tudo, pesquise quais palavras-chave têm potencial para atrair mais espectadores ao seu canal.

Um bom título, além de conter a palavra-chave do vídeo, precisa ser curto e criativo. Dessa forma, seja conciso.

Adicionar marcadores ao vídeo

3

Os marcadores, ou tags, são fundamentais para o rankeamento de um vídeo. Isso porque o YouTube os utiliza para fazer a recomendação de vídeos relacionados. Além disso, eles são usados pela plataforma para identificar os assuntos de um vídeo. Por isso, use termos que façam sentido com o seu conteúdo.

Escrever descrições atraentes

4

A descrição do vídeo precisa trazer informações sobre o que o vídeo fala, da maneira mais detalhada possível. Levando em consideração o fato de que o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca, é importante que as principais informações estejam no início do texto. A descrição também precisa de palavra-chave.

Lembre de editar o nome do arquivo

5

Produzir vídeos mais longos

6

A principal palavra-chave do conteúdo precisa estar no nome do arquivo. Antes de subir o vídeo, lembre-se de editar o nome.

Os vídeos mais longos tendem a alcançar as primeiras posições do ranking com mais frequência. Isso porque eles são mais completos e atendem melhor o público.

Fazer transcrições e legendas 

7

As transcrições e legendas são uma forma de informar ao algoritmo do que se trata o conteúdo. Porém, elas também servem para que os usuários possam acompanhar o vídeo mesmo se não puderem acionar o áudio. E, principalmente, elas funcionam como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Criar um resumo atrativo

8

O resumo que aparece nos resultados de busca é o que leva os usuários a clicarem no seu vídeo. Nesse sentido, para que a taxa de cliques dos usuários (CTR) no seu vídeo aumente, fique atento às configurações. É importante ressaltar que o resumo envolve desde o título até a miniatura do vídeo. O CTR é importante para o rankeamento.

Incentivar a interação com o vídeo

9

Lembre os seus espectadores de curtir e comentar os seus vídeos. Peça também para que eles se inscrevam no seu canal.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de divulgar o seu canal e os seus vídeos. Para isso, utilize as redes sociais e outros canais de marketing.

Divulgar o canal e os vídeos

10