Um produto se define como algo que passa por uma produção, que é feito com uma finalidade. No comércio, os produtos são itens tangíveis ou intangíveis, que satisfazem a necessidade dos consumidores. Dessa forma, é um conjunto de atributos, ou um serviço, ou um item, que apela para os desejos das pessoas.

O que são os produtos intangíveis?

Produtos são uma espécie de benefício, fornecido para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Os produtos tangíveis são itens materializados que os consumidores conseguem visualizar. Já os intangíveis são exatamente o oposto disso. Não é algo físico, não pode ser tocado, visto ou experimentado antes de ser adquirido.

Tornar intangíveis mais tangíveis

Uma das maiores dificuldades do comércio de produtos intangíveis é o fato de que, se a pessoa não consegue ver o valor do produto previamente, ela tende a não consumir. Dessa maneira, o primeiro passo é começar agregando o devido valor ao produto. Sendo assim, estimular o cliente é uma forma de tangibilizar o seu serviço.

Tornar intangíveis mais tangíveis

Serviços devem ser vendidos como experiências, momentos. Portanto, o cliente precisa ser convencido a comprar o que está sendo oferecido, sem saber de fato o que é. Uma dica é fornecer um gostinho do serviço, como uma consultoria prévia, para que o consumidor entenda o que você está oferecendo.

Dicas para vender intangíveis

Uma das principais formas de vender é mostrar para o cliente que a experiência que ele vai ter com você não será encontrada em nenhum outro lugar. Ele sentirá que o valor que será pago está sendo valorizado. Uma das abordagens mais clássicas é a “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”.

1 – Preço

Os clientes se mostram interessados em diversos aspectos das empresas. Um deles são os equipamentos. Caso sejam de qualidade, isso pode ser um atrativo a mais para os clientes. Um exemplo são os salões de beleza.

2 – Equipamentos

Já que os consumidores não tem a oportunidade de visualizar os elementos dos produtos, uma boa ideia é fazer com que os funcionários sejam “a cara” da empresa. É interessante que eles usem uniforme, para sempre identificados. O modus operandi para atendimento e abordagem também devem ser padronizados.

3 – Funcionários

Como não é possível visualizar detalhes importantes dos seus serviços, é preciso que você desenvolva uma identidade visual condizente com a qualidade deles. Por exemplo, uma firma de advocacia geralmente usa cores sólidas para demonstrar credibilidade. Agora, uma empresa do segmento infantil usa cores alegres para ajudar na identificação.

4 – Identidade visual