O estrategista digital é o profissional responsável por direcionar toda a produção de conteúdo de um projeto dentro de uma empresa. Basicamente, é ele que gere todas as estratégias do marketing online.

O que faz um estrategista digital?

O estrategista digital é quem guia todas as estratégias de um projeto até chegar no objetivo final. Desde o planejamento até a gestão, é ele que está à frente, definindo temas; formatos etc. Também faz parte do seu papel antecipar as tendências do mercado para que o empreendedor digital se prepare e ganhe vantagem.

Como se tornar um?

É fundamental que o estrategista digital tenha conhecimento em SEO e Inbound Marketing. Só assim é possível mapear informações pertinentes à estratégia, como palavras-chave e aspectos importantes para o ranqueamento.

1 – SEO e Inbound Marketing

Além de estar atento às novidades de mercados variados, basta prestar atenção a:

A organização é essencial para que o estrategista não se perca entre conteúdos de pesquisa e documentos.

2 – Organização

Saber se comunicar com os diferentes públicos é um atributo muito importante para um estrategista digital.

3 – Comunicação

As plataformas para freelancers podem ser muito úteis para os estrategistas digitais que estão começando agora. Dessa forma, aproveite o momento para se inscrever e conquistar boas oportunidades.

4 – Plataformas para freelancers

Quando contratar um estrategista?

O papel do estrategista digital é apresentar o mercado ao empreendedor. Logo, ele será o responsável por fazer uma pesquisa profunda e te apresentar os resultados, como perfis de clientes; concorrentes etc.

1 – O público-alvo está pouco definido

Os principais indícios de que você precisa de um estrategista digital, são:

Contratar um estrategista digital que te ajude a se destacar no mercado pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

2 – Você tem concorrentes de peso

Elaborar uma proposta de valor não é uma tarefa fácil, e ela é essencial para que o cliente tenha uma percepção clara do seu negócio. Ter um estrategista para estruturar essa proposta é fundamental.

3 – Você não tem uma proposta de valor

A sua empresa precisa criar uma conexão emocional com o consumidor? O estrategista sabe exatamente como agir.

4 – Elaborar uma boa experiência

O perfil da sua loja virtual no Instagram, até o seu site, precisam dialogar entre si, pois são eles que geram a imagem da sua marca. O estrategista é o profissional apto a trazer essa unificação de mensagem e visão.

5 – Trazer um modelo de comunicação