O Market Share é a porcentagem que corresponde à relevância atribuída a uma empresa dentro do mercado em que ela atua. Nesse sentido, ela pode representar vários aspectos, como: O valor de mercado; O volume de vendas; Ou até mesmo a parcela de um público que prefere determinada marca.

A cada dia que passa, o mundo dos negócios está mais concorrido, o que gera uma grande disputa. Dessa forma, é necessário acompanhar o Market Share para ter um bom indicativo da eficiência das ações da sua empresa, sejam elas relacionadas ao Marketing, ou ao planejamento estratégico.

A importância do market share

Para calcular basta cruzar os dados da base de clientes, com estudos demográficos publicados por órgãos como o IBGE.

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Público-alvo

Como calcular o market share?

Divida o valor de mercado da sua empresa pelo valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor.

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Valor de mercado

Por sua vez, para calcular o Market Share de acordo com o faturamento, é preciso dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atuação no período.

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Faturamento

Esse é um fator mais subjetivo. O ideal é que, anonimamente, a empresa promova enquetes com os consumidores.

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Penetração da marca

Ofereça uma experiência positiva aos seus clientes, essa é ótima estratégia para se sobressair no mercado. Isso porque as impressões geradas pela empresa têm o poder de influenciar o comportamento dos consumidores, sendo capaz até de impulsionar as vendas de um negócio.

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Relacionamento com o cliente

Como aumentar o market share?

Use as estratégias de Marketing Digital para atrair novos clientes. Essa é uma ótima forma de divulgar o que a empresa tem para agregar ao mercado.

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Crie novas campanhas de Marketing

Ou seja, desenvolva produtos e serviços inovadores. Seja criativo na hora de solucionar problemas.

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Invista em inovação