O Market Share é a porcentagem que corresponde à relevância atribuída a uma empresa dentro do mercado em que ela atua. Nesse sentido, ela pode representar vários aspectos, como: O valor de mercado; O volume de vendas; Ou até mesmo a parcela de um público que prefere determinada marca.
A cada dia que passa, o mundo dos negócios está mais concorrido, o que gera uma grande disputa. Dessa forma, é necessário acompanhar o Market Share para ter um bom indicativo da eficiência das ações da sua empresa, sejam elas relacionadas ao Marketing, ou ao planejamento estratégico.
A importância do market share
Para calcular basta cruzar os dados da base de clientes, com estudos demográficos publicados por órgãos como o IBGE.
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Público-alvo
Como calcular o market share?
Divida o valor de mercado da sua empresa pelo valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor.
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Valor de mercado
Por sua vez, para calcular o Market Share de acordo com o faturamento, é preciso dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atuação no período.
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Faturamento
Esse é um fator mais subjetivo. O ideal é que, anonimamente, a empresa promova enquetes com os consumidores.
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Penetração da marca
Ofereça uma experiência positiva aos seus clientes, essa é ótima estratégia para se sobressair no mercado. Isso porque as impressões geradas pela empresa têm o poder de influenciar o comportamento dos consumidores, sendo capaz até de impulsionar as vendas de um negócio.
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Relacionamento com o cliente
Como aumentar o market share?
Use as estratégias de Marketing Digital para atrair novos clientes. Essa é uma ótima forma de divulgar o que a empresa tem para agregar ao mercado.
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Crie novas campanhas de Marketing
Ou seja, desenvolva produtos e serviços inovadores. Seja criativo na hora de solucionar problemas.
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Invista em inovação