A newsletter é um email informativo que é disparado por uma empresa de forma periódica. O seu objetivo é levar informações sobre a empresa para o público, composto tanto por clientes, quanto por potenciais clientes. Desse modo, a importância da newsletter dentro do Marketing de Conteúdo está relacionada à sua capacidade de distribuir conteúdo relevante para engajar a audiência.

O email marketing (EM) tem o objetivo de atrair e converter clientes. Dessa forma, ele funciona como um apoio comercial no planejamento de comunicação. Por sua vez, a newsletter tem como objetivo produzir conteúdos que fortaleçam a marca. Assim, ela busca estabelecer uma conexão com o público-alvo através da sua relevância.

Diferença entre newsletter e EM

Quais resultados você espera com o envio da newsletter? Ter isso em mente é fundamental para elaborar estratégias.

Como criar uma newsletter?

1 – Defina os seus objetivos

O importante é ter uma periodicidade constante.  Seja quinzenal, ou mensal, não deixe de enviar a newsletter.

2 – Determine a frequência de envio

3 – Defina como automatizar

Ou seja, não dispare a newsletter por provedores de email comuns. Opte por ferramentas como Mailchimp ou MailJet.

4 – Crie o layout

Use apenas informações relevantes, como o design do seu site e a sua logomarca. Faça textos simples para garantir sucesso total na entrega da sua newsletter.

5 – Defina o conteúdo

Em síntese, aborde temas que sejam interessantes para o seu público-alvo. Por exemplo, convites para eventos e webinários; anúncios de promoções;

6 – Faça um envio de teste

Antes de disparar a newsletter, a envie para outra pessoa. Em seguida, peça para ela revisar o conteúdo e clicar nos CTAs.

7 – Responda os seus assinantes

É importante que o público fique satisfeito com o seu atendimento. Portanto, nunca deixe um contato sem resposta.

8 – Fique de olho nas métricas

Analise métricas como taxa de entrega e taxa de abertura. Elas servem como parâmetro para criar estratégias mais eficazes.