A comunicação estratégica é um processo que visa alcançar objetivos específicos dentro de um cronograma, com a seleção e uso correto de canais de comunicação para alcançar uma audiência pré determinada, de forma eficiente e precisa com intuito de promover mudanças. Em um negócio, por exemplo, a comunicação estratégica consiste em um planejamento que implementa, por meio de um conjunto de ações, mudanças no funcionamento interno e externo de seu negócio.

O que é comunicação estratégica?

O processo de planejamento e implementação de ações comunicativas com objetivo de alcançar metas específicas é chamado de comunicação estratégica. Em uma companhia, é uma abordagem sistemática para otimizar a comunicação empresarial.

Como definir a comunicação?

Definir uma comunicação estratégica exige identificar os objetivos desejados com as ações de comunicação e a quem essa mensagem se destina. A partir disso, exige analisar o cenário no qual a empresa se encontra, em questão de mercado e suas tendências e em relação à concorrência.

Como funciona na prática?

A comunicação estratégica pode ser aplicada com a intenção de mudar a política interna de uma empresa, controlar danos de imagem que a marca pode sofrer, aumentar o destaque da companhia no mercado em relação à concorrência, melhorar a reputação de seu negócio e engajar funcionários, entre outros.

A comunicação estratégica auxilia as empresas a manterem uma comunicação clara e relevante com sua audiência e alcançarem seus objetivos de maneira eficaz. Por meio desse processo, a marca melhora sua imagem e estabelece relacionamentos duradouros com seus colaboradores e consumidores.

Qual a importância?