Quem não é visto não é lembrado. Essa é uma das premissas da Brand Persona, que é uma linguagem que traduz a mensagem da empresa ao mercado e público-alvo. Para isso, é levado em consideração os valores e o tipo de relacionamento que deseja desenvolver para se tornar referência.

O que é a Brand Persona?

Brand vem do inglês e significa marca e Persona vem do latim e significa máscara. Portanto, o Brand Persona é a máscara da sua marca. Desse modo, Brand Persona é a maneira como a sua marca vai se comunicar com o público, o tipo de linguagem, a personalização da missão e valores da marca.

Por que criar uma Brand Persona?

Ela ajudará os colaboradores da empresa a entenderem o que a empresa é, qual sua identidade, o que ela representa e como ela se mostra para o mundo; Brand Persona dará mais consistência para a empresa – principalmente nos canais de comunicação; Ajudará a empresa a se posicionar sem medo de errar;

Brand Persona X Buyer Persona

Enquanto a Brand Persona é a máscara da marca, a Buyer Persona representa o seu público ideal, mas não necessariamente os valores da sua marca. Elas são parecidas mesmo com muitas diferentes na hora de construir uma delas. Está ligada ao posicionamento que você quer que a sua empresa tenha.

O que é Branded Content?

Pode se definir como “uma estratégia de conteúdo de qualidade que esteja relacionado ao universo do qual a sua organização faz parte e seja relevante para o seu público-alvo.” Conteúdos produzidos de acordo com essa estratégia não visam vender ou “empurrar goela abaixo” dos leitores produtos ou serviços das marcas.

Como criar uma Brand Persona?

Primeiramente, deve ser feito um estudo detalhado de sua história, valores, propósitos, de como funciona seu produto ou serviço e qual seu público-alvo. Por isso, quando definida a identidade da marca, você vai decidir qual será sua linguagem e sua voz nas redes sociais e pode ser feito de diversas formas.