No meio digital, existem muitos tipos de comércio que vão de e-commerce à  infoproduto. No entanto, o e-commerce está relacionado a produtos físicos. Assim, se comercializa de forma online. Por outro lado, o infoproduto é um produto de informação. Ou seja, tudo que se relaciona a informações técnicas, teóricas culturais e históricas. Neste sentido, é um produto do conhecimento.

O que é infoproduto?

Basicamente, são produtos digitais que focam na informação e no conhecimento. Sendo assim, podem ser fornecidos de forma paga ou gratuita. O seu formato pode ser muito variado.

Principais infoprodutos

Um infoproduto que serve para informar e divulgar ao mesmo tempo. Neste sentido, se você possui um e-commerce, ou elabora cursos, este infoproduto passa a ser uma isca digital. Ou seja, ele atrai muitas pessoas.

1 - E-book

2 - Webinars O infoproduto vai além de materiais escritos e mescla várias propostas. O webinar é um infoproduto a base de  vídeos ao vivo ou pré-gravados. Geralmente, duram de 1 a 2 horas e você hospeda em seu site com o mínimo de recursos.

3 - Comunidades privadas ou grupos Estes grupos fechados favorecem um tipo de infoproduto. Isto acontece porque você cria um conteúdo especial para esse público em troca de um valor para acessar. Contudo, eles podem ser gratuitos e você pode usar na divulgação de seu negócio.

4 - Pasta de trabalho Entre os infoprodutos, a pasta de trabalho é a mais fácil de elaborar. Assim, você pode criar este produto de informação para vender para vários segmentos.

5 - Whitepapers Os Whitepapers são grandes artigos que tratam de assuntos específicos. Neste sentido, eles são mais simples que os e-books, pois não possuem o trabalho gráfico e visual.

6 - Estudo de caso A princípio, o estudo de caso é um texto que discorre detalhadamente sobre um assunto. Assim, você elenca tudo que está relacionado com este tema desde os pontos positivos até os negativos. Este infoproduto é muito eficaz para ganhar confiança de seu público.

7 - Podcast O podcast é o tipo de infográfico que se tornou mais popular nos dias de hoje. Geralmente, ele trata de um assunto por meio de seu conceito e historicidade. Contudo, apesar de serem profundos, se fazem de forma divertida e palatável.

8 - Lista de verificação Geralmente, este infoproduto tem formato escrito e se baseia em uma lista focada em passos. Ou seja, para um entendimento de um assunto. Assim, ela pode ir desde algo bem simples sobre como planejar suas férias até uma

9 - Videocast Este tipo de infoproduto vem crescendo ultimamente. Isto acontece porque as pessoas estão preferindo os vídeos em vez de conteúdos escritos. Vale lembrar que atualmente o youtuber é uma profissão  consagrada porque trabalha com infoprodutos visuais.

10 - Relatório de pesquisa Este infoproduto é muito indicado para quem converter leads em clientes. Assim eles trazem conhecimentos sobre oportunidades e redução de riscos. Basicamente, são focados para quem tem e-commerce e não quer perder clientes e nem perder para seus concorrentes.