Uma empresa que não se preocupa em avaliar e gerenciar os riscos que corre, é irresponsável. Ter um plano de contingência para lidar com as adversidades é o que faz da gestão de riscos um fator indispensável para organizações de todos os portes e segmentos. Isso porque esse processo visa identificar, avaliar e priorizar riscos para então efetuar um planejamento e implementar medidas para lidar com eles.
O que é gestão de riscos?
A gestão de riscos é um conjunto de ações preventivas em relação a riscos que uma companhia pode vir a enfrentar. Dentro desse planejamento constam estratégias para lidar com situações adversas, e agir com rapidez diante de uma crise.
Objetivos da gestão de riscos?
Os objetivos da gestão de riscos são o de avaliar, identificar e então criar uma estratégia para reagir e limitar ou prevenir os danos que uma crise pode acarretar em uma organização. Ela também é importante porque auxilia as empresas no preparo contra incidentes que podem afetar negativamente seus objetivos e metas.
Etapas da gestão de riscos
Na gestão de riscos, a companhia precisa estar pronta para lidar com inúmeros imprevistos e momentos adversos. Confira agora quais são as etapas da gestão de risco e saiba como proteger a sua empresa de maneira eficiente.
1. Identificação Avaliar e identificar eventos potencialmente arriscados que possam afetar a empresa. 2. Análise Avaliação da probabilidade e potência de impacto dos riscos identificados.
4. Facilite o diálogo
3. Priorização Determina a importância dos riscos identificados com base no impacto causado. 4. Planejamento Plano de ações a serem executadas em resposta aos riscos prioritários.
5. Reação Trata-se do conjunto de ações a serem tomadas frente aos riscos, para evitar ou reduzir seu impacto sobre a empresa. 6. Monitoramento e controle Monitorar os perigos de forma constante e manter o controle por meio de revisão periódica.