O feed do Instagram é o espaço no qual os usuários da rede social podem compartilhar e acompanhar conteúdos. É ele que revela o estilo de um perfil logo no primeiro clique. Com o boom da rede social, pessoas e empresas começaram a utilizar a plataforma como forma de trabalho, o que fez com que os perfis e os feeds dos usuários se tornassem mais organizados e profissionais. Após verem os efeitos positivos dessas mudanças, a organização do feed do Instagram passou a ser uma preocupação não só para marcas, mas para todas as pessoas com o desejo de ressaltar o seu conteúdo de forma criativa e ordenada.

Tipos de feed que fazem sucesso

Existem 3 tipos de organização do feed que são muito famosos: feed xadrez, feed organizado por cor, e feed alinhado. Embora a estética do feed seja importante, é o conteúdo que tem o poder de levar o seu perfil para outro patamar.

A composição do feed xadrez se dá pela alternância de dois estilos contrastantes de posts como, por exemplo, fotos e frases.

1 – Feed xadrez

É o feed que tem blocos de imagens com cores iguais ou semelhantes, do mesmo tom.

2 – Feed organizado por cor

O feed alinhado adota a mesma estética em cada linha. Por exemplo, você pode postar 3 fotos suas seguidamente (alinhado na horizontal). Depois 3 fotos com frases seguidas, e assim por diante. Para alinhar os posts na vertical, basta postar uma imagem com a estética escolhida a cada duas com um estilo diferente.

3 – Feed alinhado

Como organizar o feed?

Pesquise sobre detalhes como paleta de cores e fonte das palavras contidas nas imagens. Em seguida, avalie quais opções se adequam à ideia que você quer passar. Acredite, cada detalhe faz toda a diferença.

1 – Escolha a estética do seu perfil

Se algum post não fizer mais sentido para o seu perfil, não tenha medo de apagá-lo. É possível reorganizar o seu feed mantendo apenas aquilo que é interessante.

2 – Não tenha medo de apagar

Crie um calendário de postagens. Ter controle do seu conteúdo é essencial para uma boa performance. Adote estratégias como sempre postar no mesmo horário.

3 – Planeje as postagens

Melhores técnicas de composição

Primeiro, você pode dar destaque a uma tonalidade ou paleta de cores. Dessa forma, produza e edite suas imagens para valorizar ao máximo essa escolha. Criar blocos de cor também é uma boa ideia, pois esse tipo de visual é chamativo e fica ótimo para imagens de produto, por exemplo.

1 – Cores

Ajuste as suas fotos. Isto é, edite, corte, gire, e dimensione as imagens para que o post fique do jeito que você quer. Não se esqueça de usar sempre o mesmo filtro, pois isso dá uma sensação de uniformidade que é muito agradável para o olhar.

2 – Efeitos

Controle o espaçamento entres as imagens. Para isso, crie um padrão usando elementos como bordas, molduras, fundos, e grades com formatos. Essa técnica deixa o visual do seu feed mais elegante. Além disso, você pode criar um feed xadrez, alinhado com estilo diferenciado, ou em forma de mosaico.

3 – Formas