A matriz RICE é um framework de gestão estratégica utilizada por empresas para facilitar a priorização de seus projetos. De forma geral, priorizar o que será feito é determinante para o planejamento da estratégia dos produtos de uma marca. Nesse sentido, a matriz auxilia o gestor em sua tomada de decisão na hora de organizar as atividades. RICE é um acrônimo para os quatro fatores usados para avaliar cada ideia de um projeto: Reach (alcance), Impact (impacto), Confidence (confiança) e Effort (esforço).
O alcance associa-se ao número de pessoas que o projeto deve alcançar de acordo com a estimativa do time (por exemplo, 100 pessoas) em um tempo pré-definido.
RICE: Reach (alcance)
Corresponde ao nível de impacto que a tarefa considerada deve ter para a empresa e para os usuários. Possui 5 níveis distintos: – 0,25 (impacto muito pequeno); – 0,5 (baixo impacto); – 1 (impacto médio); – 2 (alto impacto); – 3 (maior impacto).
RICE: Impact (impacto)
Leva em consideração o nível de confiança do projeto, considerando na decisão a quantidade de dados que a empresa tem. Também utiliza uma escala de valor: – 100%-81% (alta confiança); – 80%-51% (média confiança); – 50%-0% (baixa confiança).
RICE: Confidence (confiança)
Avalia os custos e os esforços envolvidos na execução de determinada tarefa ou iniciativa. Dessa forma, ele considera o tempo do projeto, os recursos financeiros e as pessoas envolvidas. A unidade de medida de esforço utilizada na matriz RICE é “pessoa-mês”. Ou seja, é o trabalho que um membro do time pode fazer em um mês.
RICE: Effort (esforço)
A ideia é que você atribua uma pontuação para cada elemento, considerando cada uma das atividades. Então, basta utilizar a seguinte fórmula: (Alcance X Impacto X Confiança) /Esforço = Pontuação RICE da tarefa
Como utilizar a Matriz RICE?
Os benefícios desse método:
1. Ajuda a definir o roadmap de produto 2. Proporciona o alinhamento da equipe 3. Guia as decisões do time com embasamento em dados 4. Otimiza o processo de priorização do backlog de produto