Para alcançar mais público, plataformas de conteúdo têm apostado na realização de lives. Assim, criaram 2016 o Instagram Live, que é o recurso de transmissão ao vivo que tem se tornado um dos principais meios de criação de conteúdo na rede. A ferramenta, entre inúmeros pontos positivos: proporciona uma troca rápida e humanizada com o seu público; desperta um senso de urgência para novidades vindas do seu perfil; aproxima os seus espectadores da sua marca; aumenta o engajamento do seu perfil/marca. Além disso, é um investimento de baixo custo e que te oferece retornos positivos.
O celular é o primeiro equipamento para realizar uma live no Instagram. Porém, ele precisa de algumas configurações para transmitir uma live com boa qualidade, como: Câmera; Desempenho, ou seja, um bom processador; Bateria, para não perder a conexão durante a transmissão.
O que precisa para fazer uma live?
Celular
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Iluminação
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Aproveite a luz natural para gravar a sua live. Nesse sentido, prefira ficar do lado da janela, e não na frente, assim a luz irá iluminar o seu rosto. Além disso, não fique de costas para uma janela, pois isso causa contraluz. No entanto, se você optar pela iluminação artificial, a softbox; os painéis de led; e a ring light são boas opções de luz.
Microfone
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Além dos microfones embutidos no celular, existem microfones externos que podem melhorar a qualidade da sua live. Por exemplo, o microfone lapela.
Conexão com a internet
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Uma internet de qualidade pode garantir que a sua live não ficará caindo ou travando.
Basta clicar no ícone de dois rostos que ficam posicionados no canto inferior direito da sua tela e selecionar um contato.
Como usar a ferramenta?
Convidar outras contas
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Filtrar comentários
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Você pode filtrar quais comentários apareceram em sua live ao mudar as configurações de privacidade.
Fixar comentários
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Para fixar algum comentário importante durante a live, basta clicar em cima e segurar. Logo, para desafixar, é só fazer o mesmo comando.
Desabilitar comentários
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Se você não quiser comentários na sua live, é possível desabilitar os comentários. Basta clicar nos três pontinhos na barra embaixo.
Ou seja, faça posts – tanto no feed, quanto nos stories – divulgando o dia e horário da live. Assim seus seguidores se programam.
Dicas para engajar a live
Divulgue com antecedência
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Faça parcerias
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Lives com convidados são ótimas para ter mais conteúdo e engajar o público. Por isso, encontre pessoas que possam acrescentar.
Monte um roteiro
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Montar um roteiro é uma ótima forma de se organizar. Pois, através dele, é possível conduzir melhor a live e transmitir a mensagem que quer passar ao público.
Abra para perguntas
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Além de aproximar os seguidores da sua marca, as perguntas são uma ótima forma de entender o que eles precisam.