O círculo dourado é uma estratégia de comunicação que consiste em transmitir ideias de forma motivadora e não tradicional. Ele se concentra no propósito e nos ideais das corporações para inspirar o público, e não apenas vender. O círculo dourado segue o raciocínio inverso da comunicação tradicional. Ou seja, ao invés de começar pelo "o quê?", ele começa pelo "por quê?". De forma geral, ele é representado por um gráfico com três círculos, um dentro do outro, em que o centro é o "por quê?", o do meio é "como?" e o último é "o quê?".

Qual é a origem do círculo dourado?

O conceito foi apresentado por Simon Sinek em 2009 durante uma palestra. Ele apresentou ao público exemplos de grandes personalidades referências em liderança ou inovação, como Martin Luther King e os irmãos Wright. Segundo ele, essas personalidades inspiravam/inspiram porque se comunicavam em uma ordem específica.

Como funciona o círculo dourado?

Representado pelo desenho de um círculo com mais duas formas em seu interior, o círculo externo corresponde ao o quê?, que diz respeito ao produto ou serviço que a empresa irá vender. Já o círculo do meio corresponde ao como?, e se refere a etapa na qual é preciso definir o plano de ação.

Como funciona o círculo dourado?

Por fim, o círculo central “por quê?” diz respeito às causas que inspiram os projetos. Logo, é nele que o círculo dourado se concentra. Isso porque, em última análise, o seu objetivo é gerar engajamento através da inspiração.

Um exemplo de aplicação

Um exemplo claro da aplicação do círculo dourado é a Nike. O slogan da marca é “Just do it” (apenas faça), o que já diz muito sobre o seu propósito. A empresa reforça essa mensagem em suas campanhas, apelando para um sentimento de conexão com alguém que “faz”, ou seja: realiza, pratica esportes, vence, conquista, etc.

Os benefícios para as vendas

Em resumo, o que vende não é o produto, mas o conceito. Dessa forma, adotar o círculo dourado como estratégia: 1 – Aumenta o valor da marca; 2 – Aumenta o valor agregado de produtos e serviços; 3 – Proporciona uma chance maior de fidelidade do cliente, entre outros.

Como aplicar?

Para aplicar de forma efetiva, comece respondendo aos três questionamentos do círculo. Feito isso, elabore bem o propósito da marca, o centro. Então, organize o pensamento de fora para dentro. Isto é, comece com a motivação da empresa, passe para o seu diferencial de trabalho, e conclua com a oferta.