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Círculo Dourado: o que é este modelo de conquista do cliente?

Círculo Dourado: o que é este modelo de conquista do cliente?

O círculo dourado é uma estratégia de comunicação que consiste em transmitir ideias de forma motivadora e não tradicional.

Nesse contexto, ele se concentra no propósito e nos ideais das corporações para inspirar o público, e não apenas vender.

Em síntese, o círculo dourado segue o raciocínio inverso da comunicação tradicional.

Ou seja, ao invés de começar pelo o quê?, ele começa pelo por quê?.

Isso porque, no novo momento do marketing e do consumidor, as pessoas compram o porquê, e não o quê uma empresa vende.

Nesse sentido, as empresas que que usam o círculo dourado desenvolvem as suas campanhas de acordo com os seus princípios, com o objetivo de gerar identificação nos seus consumidores.

De forma geral, o círculo dourado é representado por um gráfico com três círculos, um dentro do outro, em que o centro é o por quê?, o do meio é como? e o último é o quê?.

Qual é a origem do círculo dourado?

O conceito de Círculo Dourado foi apresentado por Simon Sinek em 2009 durante um Ted Talk.

Na palestra, Sinek apresentou ao público exemplos de grandes personalidades referências em liderança ou inovação, como Martin Luther King e os irmãos Wright.

Segundo ele, essas personalidades inspiravam/inspiram porque se comunicavam em uma ordem específica.

Como funciona o círculo dourado?

Como é possível notar na imagem logo acima, o círculo dourado é representado pelo desenho de um círculo com mais duas formas em seu interior.

O círculo externo corresponde ao o quê?, que diz respeito ao produto ou serviço que a empresa irá vender.

Por sua vez, o círculo do meio corresponde ao como?, e se refere a etapa na qual é preciso definir o plano de ação.

Por fim, o círculo central “por quê?” diz respeito às causas que inspiram os projetos.

Logo, é nele que o círculo dourado se concentra.

Isso porque, em última análise, o seu objetivo é gerar engajamento através da inspiração.

Um exemplo claro da aplicação do círculo dourado é Nike.

O slogan da marca é “Just do it” (apenas faça), o que já diz muito sobre o seu propósito.

Contudo, a empresa reforça essa mensagem em suas campanhas, apelando para um sentimento de conexão com alguém que “faz”, ou seja: realiza, pratica esportes, vence, conquista, etc.

Nesse contexto, a marca se compromete a entregar equipamentos esportivos de ótima qualidade para que os consumidores só precisem comprar e realizar o seu propósito de ser alguém que “faz”.

Viu como a estratégia foi bem aplicada? E eu nem preciso falar se ela deu certo ou não, não é mesmo?

Atualmente, a Nike é a marca esportiva com maior receita global.

Quais são os benefícios do círculo dourado para as vendas?

Em resumo, o que vende não é o produto, mas o conceito.

Dessa forma, adotar o círculo dourado como estratégia:

1 – Aumenta o valor da marca;

2 – Aumenta o valor agregado de produtos e serviços;

3 – Proporciona uma chance maior de fidelidade do cliente;

4 – Cria uma experiência sentimental

5 – Gera um vínculo de empatia;

6 – Faz com que seja mais fácil atrair um cliente que compartilha os mesmos ideais de sua empresa.

Como aplicar?

Para aplicar essa estratégia de forma efetiva, comece respondendo aos três questionamentos do círculo.

Feito isso, elabore bem o propósito da marca, o centro.

Então, organize o pensamento de fora para dentro.

Isto é, comece com a motivação da empresa, passe para o seu diferencial de trabalho, e conclua com a oferta.

Nunca se esqueça de que as pessoas querem comprar de empresas que acreditam em algo.

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Fontes: Sydle; Post Digital; Neil Patel; Segs.

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