Em síntese, o briefing é um documento que serve para guiar a execução de um projeto. Ele contém informações como objetivo, orçamento, prazo e público, para que, dessa forma, as equipes envolvidas tenham um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos e planos de ação. O briefing é redigido de maneira sucinta e objetiva e funciona como uma descrição do trabalho que será realizado.
Qual é a importância do briefing?
Como o briefing reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto, ele é essencial para organizar os trabalhos. Além disso, o seu conteúdo pode ser segmentado por equipe.
1 – Organização
O briefing permite que você conheça mais sobre a empresa, o mercado, o público-alvo e os objetivos do projeto. é possível ter mais assertividade nas tomadas de decisão.
2 – Assertividade
O briefing direciona as ações e evita que os envolvidos na execução se percam no meio do caminho.
3 – Direcionamento
Como elaborar um briefing?
Elenque as informações mais relevantes que retratem a atual situação da empresa, como: histórico; posicionamento da marca; cases de sucesso. Além disso, pesquise quais são as políticas internas e externas; faturamento; recursos disponíveis em caixa etc.
1 – Reúna dados sobre a empresa
Isto é, nome e características; como ele é produzido e distribuído; quais são os seus diferenciais; os prós e contras; a percepção do mercado sobre o produto; o custo; a rentabilidade etc.
2 – Colete informações sobre o produto
Pesquise a faixa de idade; classe social; escolaridade; localização; profissão; hábitos de consumo etc.
3 – Conheça o público-alvo
Procure saber qual é o tamanho do mercado e qual é a parcela do mercado que a sua empresa domina. Investigue se houve evolução do mercado nos últimos anos e sob quais influências a dinâmica do mercado se dá.
4 – Pesquise sobre o mercado de atuação
Descubra quem são os seus concorrentes diretos e indiretos e faça uma breve análise. Se faça perguntas como: "Qual é a política de preço adotada por seus concorrentes?" "Quais as principais estratégias de marketing e comunicação da concorrência?" "Como os seus concorrentes se posicionam no mercado?"
5 – Se informe sobre a concorrência
Qual é o seu objetivo? Aumentar a participação no mercado? Intensificar as vendas? Lançar um produto ou serviço novo? Escreva um texto sucinto sobre o seu objetivo, pois isso facilita a compreensão de todas as áreas e fornecedores.
6 – Defina os objetivos
Descubra a quantidade de verba disponível para a execução do projeto e quanto vai custar cada uma das ações previstas.
7 – Defina o orçamento
Determine o prazo para a finalização do projeto; quais etapas são mais urgentes e precisam ser executadas primeiro; e quanto tempo será necessário para a entrega de cada etapa.
8 – Defina o cronograma