Segundo Carl Jung, os arquétipos são figuras que carregamos em nosso imaginário, algumas desde a infância, outras criadas em nossa fase adulta. No mundo dos negócios, eles são a representação de um conteúdo inconsciente capaz de influenciar na percepção do consumidor. Nesse contexto, quando o herói se faz presente em uma marca, ele se impõe como um líder e se vende aos clientes como quem vai resgatá-los do seu infortúnio.
Características do arquétipo
O herói busca sempre deixar a sua marca no mundo. Ele quer salvar o dia para provar o seu valor para o mundo ao seu redor. As pessoas que se identificam com esse arquétipo costumam querer superar seus desafios, quebrar regras e transformar a sua vida, além de serem extremamente produtivas.
Como funciona para meu negócio?
As marcas que se identificam com esse arquétipo devem ter produtos ou serviços que compreendam e inspirem os seus consumidores, dentro da missão, que é o objetivo da marca. Para comercializar com sucesso para clientes de arquétipo do herói, é importante delinear claramente quem a marca é e o que ela representa.
Vantagens do arquétipo do herói
A principal vantagem para uma marca é a fidelidade dos clientes. Ao se sentir motivado e inspirado, ele verá a marca como um time do qual ele faz parte. Ao pedir a colaboração dos seus clientes, você terá bastante engajamento; quando se tratar de um concorrente, seus clientes irão querer “derrotá-lo” também etc.