Os arquétipos representam padrões de comportamento associados a um papel social ou personagem. O arquétipo do amante cria uma experiência multissensorial e foca nos cinco sentidos. Geralmente, os produtos mais comuns para esse arquétipo são perfumes, alimentos gourmetizados e vinhos.  Ademais, ele explora mais o lado sensual e indulgencio dos consumidores.

Características do arquétipo

Possui um sentimento de paixão, união e escolhas. Além disso, esse arquétipo sustenta o sentimento de querer amar e ser amado.  As pessoas com esse arquétipo prezam por tomar suas próprias decisões. Por fim, elas são pessoas extremamente empáticas, cuidadosas e simpáticas.

Como funciona para meu negócio

A marca que deseja esse arquétipo precisa ter um foco maior na beleza, afeto e proximidade. O ideal é que sua marca auxilia o cliente a encontrar aquilo que deseja.  O ramo de moda, joia ou turismo são as melhores áreas para utilizar o arquétipo do amante. A marca precisa estar ligada ao prazer, sensualidade ou a beleza.

Vantagens do arquétipo do amante

Uma das maiores vantagens é a valorização do produto e marca. Desse modo, a marca pode cobrar mais caro pelo produto e se destacar dos demais.  Assim, a exclusividade, beleza e diferencial, torna o cliente fiel a marca.

Marcas que seguem esse arquétipo

As marcas que mais usam esse arquétipo são as de luxo. Portanto, necessitam despertar desejo, prazer e exclusividade com os seus produtos. Alguns exemplos são: – Victoria’s Secret – Chanel – Durex – L’Oreal

Cores que combinam com o amante

A principal cor desse arquétipo é o vermelho. Contudo, cores como amarelo, rosa e roxo também se encaixam.