O press kit é o conjunto de materiais criados com o objetivo de apresentar uma empresa, produto, ou serviço para a mídia. O envio do kit de imprensa para jornalistas, por exemplo, é capaz de gerar divulgações espontâneas que aumentam a visibilidade da empresa, e que, consequentemente, ampliam as vendas. Geralmente, o press kit é composto por uma carta de apresentação (release) acompanhada de objetos que traduzem o que é aquele negócio. A princípio, ela era destinada – em sua maior parte – à imprensa. Hoje em dia ela faz sucesso nas mãos dos influenciadores digitais.
Quais são os benefícios do press kit?
De forma direta, o press kit te poupa dinheiro. Investir em uma boa estratégia de press kit é fundamental para gerar divulgação espontânea e, ao mesmo tempo, economizar.
Como fazer um press kit?
Tenha em mente o seu público-alvo ou persona e objetivos em relação à audiência. Por mais que seja agradável receber presentes, não é qualquer pessoa que fará a divulgação da sua marca de forma gratuita. Desse modo, tenha cuidado.
1 – Desenvolva um plano de ação
Não envie press kit sem um objetivo de divulgação próprio. Se ele não for criativo e não fizer sentido com o seu negócio, dificilmente será priorizado pelas pessoas que o receberem. Sempre que possível, procure oportunidades especiais para realizar a ação, seja uma data comemorativa ou até um meme.
2 – Determine o objetivo da sua ação
Para ocupar uma posição de destaque, a sua marca precisa ser diferente das demais. É necessário fugir do óbvio, ser criativo, e não ter medo de inovar. Um exemplo de ação criativa é desenvolver um release com charadas e brincadeiras para tornar a experiência de receber o produto algo interessante e divertido.
3 – Seja criativo
Boca Rosa: o press kit de milhões
Como exemplo, podemos citar o press kit de lançamento da linha pele Boca Rosa Beauty By Payot. A mala rosa contava com todos os 10 tons de bases da linha, cinco tons de corretivo e três tons de pó facial, além do press release em forma de catálogo apresentando os produtos.
Boca Rosa: o press kit de milhões
Em primeira mão, ele foi enviado apenas para influenciadoras. Contudo, ao notar o grande sucesso do “mimo”, a empresária resolveu realizar um sorteio para presentear uma de suas seguidoras. O feedback do press kit foi extremamente positivo e gerou uma série de divulgações espontâneas para a marca.