Realizar sorteios no Instagram é uma prática comum entre as marcas e os influenciadores. Porém, o que muitos não sabem é que essa estratégia pode ser prejudicial para os seus perfis. Isso porque, ao contrário de ser uma alternativa para crescer dentro da plataforma, essa ação atrai, na maioria das vezes, apenas seguidores temporários que deixam as métricas dos perfis imprecisas. A partir disso, é possível inferir que essas pessoas não estão interessadas no seu negócio, mas sim no sorteio. Afinal, quem não quer adquirir produtos sem nenhum custo financeiro, não é mesmo?

1 - Seguidores Ganhar muitos seguidores a curto prazo enche os olhos das marcas/influenciadores. 2 - Engajamento A movimentação aumenta o engajamento, embora que de forma falsa. 3 - Vendas Acreditam que as vendas irão aumentar.

Porque muitos ainda fazem sorteios?

1 - Impacto negativo nas métricas Depois do sorteio deixam de seguir a conta. 2 - Diminuem o engajamento Algumas pessoas não deixarão de te seguir. Porém, virarão seguidores fantasmas. 3 - Não aumentam as vendas Os seguidores que vêm desta prática não se interessam pela sua empresa.

Quais os verdadeiros resultados?

O que funciona para o Instagram?

Ou seja, compreenda as dores e desejos da sua persona. Assim, produza conteúdo focado e relevante para o seu público.

1

Entenda o seu público

Um bom planejamento otimiza o seu tempo. Ou seja, o seu trabalho fica mais simples e focado no seu público.

2

Faça um bom planejamento

Faça conteúdo relevante para o seu público. Gere valor oferecendo uma informação e/ou proporcionando uma experiência que possa ser útil para o usuário.

3

Realize ações que gerem engajamento

Em síntese, publique novos conteúdos com frequência para que sua marca esteja fresca na mente do consumidor.

4

Seja constante nas redes sociais

Experimente todas as possibilidades. Os recursos do Instagram são um ótimo caminho para chamar a atenção.

5

Explore os formatos que a rede oferece

Convide um especialista do seu nicho para fazer uma live e tirar dúvidas sobre um assunto específico. Essa é uma excelente forma de enriquecer o seu conteúdo.

4

Seja constante nas redes sociais