Segundo Philip Kotler, pesquisa de marketing é o planejamento; a coleta; a análise; e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa. Nesse sentido, é importante pesquisar, por exemplo, se o consumidor está satisfeito com o seu produto ou serviço; como ele vê o seu produto em comparação ao do concorrente etc.

A importância da pesquisa

A sua importância está diretamente ligada à assertividade nas decisões de um negócio. Quando baseados no uso inteligente desse tipo de análise, os diretores de marketing conseguem ser muito mais objetivos em suas escolhas. Encontrar soluções para grandes problemas de uma empresa através da realização de uma pesquisa pode ser uma estratégia muito eficaz.

Quem faz a pesquisa de marketing?

É o departamento de marketing. São os profissionais que fazem parte desse departamento que criam as estratégias que se alinham aos objetivos de atração e retenção. Contudo, isso só é possível através da análise do público-alvo, e esse conhecimento é desenvolvido justamente por meio da pesquisa de marketing.

Quem faz a pesquisa de marketing?

Nesse contexto, os profissionais usam tanto projetos pontuais para solução de problemas, quanto projetos recorrentes para monitorar o mercado. Além disso, é importante citar que o sucesso de pessoas de outros departamentos também é significativamente ampliado por meio do conhecimento em pesquisa de marketing.

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Outras áreas de aplicação

O público que se beneficia da pesquisa de marketing não se restringe apenas aos departamentos tradicionais das empresas. Políticos, por exemplo, a utilizam para preparar suas estratégias de campanhas, discursos e intenção de votos. Ou seja, ela é extremamente ampla, e serve para diversas áreas do negócio.