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Metodologia Scrum: o que é e como aplicar na sua empresa?

Metodologia Scrum: o que é e como aplicar na sua empresa?

A metodologia Scrum é um método ágil de gerenciamento de projetos que é usado para lidar com situações complexas e adaptáveis.

Ou seja, é baseado no conceito de que planejamentos devem ser divididos em pequenas tarefas, que são entregues em ciclos curtos. Portanto, seu objetivo principal é aumentar a eficiência e a rapidez na conclusão de metas, dessa forma promovendo a colaboração e a flexibilidade.

Então, neste artigo, vamos ver em detalhes o que é a metodologia Scrum, como ela funciona, os papéis envolvidos e como aplicá-la na empresa, além de destacar as vantagens de sua incorporação.

O que é a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum é uma abordagem ágil para o desenvolvimento de soluções. Isso porque ela se baseia em ciclos de trabalho curtos, chamados de sprints, que têm duração predefinida, podendo chegar de duas a quatro semanas, e no decorrer desse período a equipe se dedica a entregar incrementos funcionais do produto.

Assim, a ideia é promover a agilidade, a flexibilidade e a colaboração, permitindo que o time se adapte rapidamente às mudanças e priorize as necessidades dos clientes. Inclusive, é um método muito comum entre desenvolvedores de softwares e sistemas.

Como funciona a metodologia Scrum?

No começo de um novo projeto, o Product Owner, ou seja, aquele que representa os interesses do cliente, planeja o que será feito e estabelece as prioridades. As tarefas por ele propostas são distribuídas em uma lista chamada Product Backlog.

Em seguida, a equipe seleciona os passos mais importantes para o próximo Sprint e os organiza em uma lista chamada Sprint Backlog.

Durante o ciclo, a equipe trabalha nas tarefas diariamente. Por esse motivo, eles se reúnem em uma reunião rápida chamada Daily Scrum para compartilhar o que fizeram no dia anterior, o que vão fazer no dia atual e se há algum obstáculo.

No final do ciclo, a equipe mostra o que foi feito na revisão do Sprint. Nesse momento, eles relatam o que conseguiram terminar e recebem feedback dos clientes.

Depois, se reúnem em uma retrospectiva para avaliar como o trabalho foi realizado e como podem melhorar nos próximos ciclos.

Novos sprints se iniciam, até que se concluam todas as tarefas do projeto e o produto final seja entregue aos clientes.

Quais são os papéis do Scrum?

Product Owner

É o responsável por representar o cliente e definir as prioridades do projeto. Para isso, ele trabalha em estreita colaboração com a equipe, garantindo o atendimento das necessidades do cliente em cada ciclo ativo.

Scrum Master

É o facilitador do processo como um todo. Ou seja, ele é quem ajuda a equipe a seguir as práticas do método, remove obstáculos e promove um ambiente de trabalho colaborativo. Dessa forma, o Scrum Master é como um “guardião”, garantindo que todos sigam as regras e alcancem os melhores resultados possíveis.

Developers/Scrum Team

São os membros da equipe responsáveis por desenvolverem as funcionalidades do projeto. Ou seja, aqueles que têm autonomia para se organizarem e tomarem decisões técnicas, trabalhando juntos para entregarem valor ao cliente.

Como aplicar o Scrum na empresa?

Para aplicar a metodologia Scrum com sucesso em uma empresa, é preciso estar atento no desenvolvimento de cada uma das seguintes atividades:

Educação e treinamento

É importante que todos na equipe entendam os princípios e práticas do método. Por isso treinamentos e workshops podem ajudar a disseminar o conhecimento necessário.

Definição do backlog do produto

O backlog do produto é uma lista de todas as funcionalidades que estarão em desenvolvimento. Nesse caso, o Product Owner é o responsável por definir e priorizar essas funcionalidades de acordo com as necessidades do cliente.

Formação da equipe Scrum

Profissionais multidisciplinares que possuam as habilidades necessárias para entregarem as funcionalidades do projeto devem compor a equipe Scrum.

Planejamento dos sprints

A equipe deve definir a duração dos sprints e planejar as atividades que realizarão em cada um deles, levando então em consideração a capacidade do coletivo e as prioridades do backlog do produto.

Realização das cerimônias do Scrum

Deve-se realizar as cerimônias do Scrum, como o planejamento do sprint, o Daily Scrum, a revisão e a retrospectiva do sprint, de forma regular, e com a participação de toda a equipe.

Quais são as vantagens de implementar a metodologia Scrum?

Maior flexibilidade e adaptação

O Scrum permite que a equipe se adapte facilmente às mudanças de requisitos do projeto, garantindo que o resultado final seja sempre relevante para o cliente.

Entregas mais frequentes e com maior valor

Com o Scrum, é possível fracionar as tarefas em partes que podem ser entregues rapidamente. Isso permite que o cliente tenha acesso a funcionalidades em um curto período de tempo e dê feedback, garantindo que o produto final atenda às suas expectativas.

Melhoria contínua

O Scrum incentiva a equipe a refletir sobre o seu trabalho e identificar oportunidades de melhoria. As retrospectivas do sprint permitem que a equipe aprenda com os erros e busque constantemente a excelência.

Colaboração e comunicação eficientes

O Scrum promove a colaboração e a comunicação entre todos os membros da equipe, o que ajuda a evitar mal entendidos e mantém todos em concordância em relação aos objetivos do projeto.

Resultados mais eficientes

Ao adotar o Scrum, as empresas podem alcançar uma maior eficiência no desenvolvimento de projetos, garantindo que a realização do trabalho seja mais rápida e com menor desperdício.

Implementar em uma empresa, por mais simples que seja o método, pode parecer desafiador, mas os benefícios que ele traz valem a pena. Se você busca agilidade, eficiência e maior satisfação do cliente, essa pode ser exatamente a solução que você procura.

Fontes: Conta Azul Pontotel Nimblework Fia Desenvolvimento Ágil MindMaster Totvs

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