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Budget de marketing: o que é, como montar e como usar

Budget de marketing: o que é, como montar e como usar

Se você já ouviu falar em marketing budget, mas não sabe exatamente o que é, este artigo é para você. O marketing budget, ou orçamento de marketing, em tradução livre, é uma das partes mais importantes do planejamento estratégico corporativo. Isso porque se refere ao valor direcionado para o desenvolvimento de ações de marketing pela equipe responsável na empresa.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é o marketing budget, e mostrar o porquê dele ser tão importante para os negócios.

O que é o budget de marketing?

O Marketing Budget é uma receita destinada às atividades de desenvolvimento do marketing em uma empresa. Essas atividades podem incluir campanhas de publicidade, produção de conteúdo, eventos, patrocínios, entre outras ações publicitárias.

O objetivo desse orçamento é direcionar os recursos financeiros da empresa para atividades que gerem retorno positivo para o negócio.

Como definir o budget de marketing?

Para definir um orçamento com foco em desenvolver campanhas publicitárias em uma empresa, é preciso dedicar atenção e tempo a alguns fatores, que nortearão o planejamento da equipe de marketing do início ao fim. Confira abaixo os primeiros passos:

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de definir o orçamento, é fundamental que a empresa conheça bem o seu público-alvo, suas necessidades, desejos e comportamentos. Com essas informações em mãos, é possível definir estratégias de marketing mais eficientes e, consequentemente, um budget mais adequado.

2. Estabeleça objetivos claros

Definir objetivos claros é essencial para direcionar as ações de marketing e, consequentemente, o investimento necessário para alcançá-los. Essas metas podem variar desde aumentar as vendas em um determinado período até ampliar a visibilidade da marca no mercado.

3. Analise o mercado

É importante que a empresa acompanhe o mercado em que atua, bem como seus concorrentes. Essa análise é fundamental para identificar oportunidades de investimento em marketing, bem como para se manter atualizado sobre as tendências do setor.

4. Considere o histórico de investimentos em marketing

O histórico de investimentos em marketing da empresa também deve ser considerado na definição do orçamento. É importante avaliar quais ações foram bem-sucedidas e as que não tiveram o retorno esperado, para que os recursos sejam alocados de forma mais eficiente em novas ações.

5. Estabeleça prioridades

Mesmo que o budget de marketing não seja ilimitado, é importante estabelecer prioridades de investimento. Isso significa que a empresa deve definir quais abordagens de marketing são mais importantes para alcançar seus objetivos e, consequentemente, focar mais recursos nessas ações.

Quanto deve ser o budget de marketing?

Não existe uma regra explícita sobre o quanto deve ser investido para essa finalidade, já que isso depende de diversos fatores, que vão desde o tamanho da empresa, o segmento de atuação, até a concorrência e o estágio de maturidade da marca. No entanto, alguns especialistas recomendam que o orçamento represente pelo menos de 5% a 10% do faturamento do negócio.

Contudo, vale lembrar que essa porcentagem é apenas uma referência, e cada empresa deve avaliar o seu próprio contexto para definir o investimento adequado para o departamento de marketing.

Qual é a diferença entre budget e forecast?

Enquanto o budget de marketing é o valor que a empresa planeja investir em marketing em um período determinado, o forecast é uma estimativa de quanto a organização espera faturar no mesmo período.

Ou seja, o budget é o investimento e o forecast é uma projeção de receita. Ambos são importantes para o planejamento estratégico da empresa, mas têm finalidades diferentes.

Como vimos no artigo, o marketing budget é uma das principais ferramentas de gestão para quem atua na área publicitária de uma empresa. Ao definir o valor que será investido em ações de marketing, a companhia consegue planejar suas atividades com mais eficiência e obter melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é budget marketing e a relevância que ele tem para impulsionar o marketing do seu negócio, comece hoje mesmo a definir seu orçamento para desenvolver estratégias de sucesso.

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Fonte: Resultados Digitais D Loja Virtual Ideal Marketing Psiu Educação Nerd Web

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