Outreach Marketing é a estratégia que promove a busca por pessoas ou organizações com interesse em parcerias.
O que é Outreach Marketing?
O objetivo do Outreach é buscar novas parcerias benéficas para o seu negócio.
O meio de comunicação utilizado nesta estratégia, por exemplo, é através do e-mail, onde se envia uma proposta de parceria.
Sendo assim, o Outreach Marketing é uma etapa além do Inbound Marketing e do Outbound.
Assim, pode-se observar três ações importantes na estratégia de Outreach, como:
- Entrega de anúncios a visitantes;
- Oferta de conteúdo em troca de contatos;
- Conquista de backlinks e divulgações.
Além disso, outra forma de se estabelecer o Outreach Marketing é por meio de parcerias com influenciadores que irão divulgar a marca para outros tipos de público.
Portanto, ampliar as formas de divulgação em parceria com outras instituições ou novos promotores te dará novos alcances e maiores possibilidades de ampliar as vendas.
Sendo assim, é importante destacar alguns pontos dentro do Outreach Marketing, como:
1 – Aplicações do Outreach Marketing
Se a via de maior acesso para o contato é o e-mail, nada melhor do que pensar em ferramentas que ajudem a atingir tal objetivo. Algumas plataformas são bem úteis para esta estratégia. Por exemplo:
- Snov.io
- SendinBlue
- Nitronews
- Dinamize
- GetResponse
- E-Goi
- Mailify
- MailerLite
- Moosend
- AWeber
- Benchmark
No geral, são plataformas que permitem um melhor monitoramento de contatos.
Sendo assim, ferramentas indispensáveis no momento de apresentar, via e-mail, seu produto ou marca, para novas parcerias fora do nicho dos clientes que já os conhecem.
2 – Etapas do Outreach
Antes de se iniciar a busca por parcerias ou influenciadores, é necessário um planejamento prévio com objetivos a serem buscados nos novos tipos de relacionamento.
Contudo, para identificar influenciadores da melhor forma, certos pontos devem ser considerados. Por exemplo:
- Quantidade de seguidores;
- Reputação no meio inserido;
- Frequência de publicação;
- Diversidade nas postagens;
- Evolução de seguidores;
- Nível de engajamento dos seguidores.
Portanto, seguir estes comandos, ajuda na busca de um influenciador mais apto.
Para conseguir parcerias de outras instituições, o impacto da proposta deve estar contido no e-mail.
Sendo assim, alguns pontos devem estar evidentes:
- Elaborar mensagens objetivas;
- Maneira de abordagem personificada;
- Acompanhamento dos influencers;
- Comprovação do valor da empresa para os influenciadores.
Se cumprido essas etapas, tem-se vantagem na divulgação da empresa.
Portanto, o importante é estabelecer relacionamentos de variadas formas, sem se distanciar dos princípios da empresa.
3 – Benefícios do Outreach
O aproveitamento desta estratégia se dá, por exemplo, por meio das novas conexões com os interessados em uma parceria.
Sendo assim, a maior vantagem do Outreach é de ser ótima para criação de um relacionamento dinâmico e vivo do produto.
Portanto, unir a marca com a imagem do influencer, para que se possa divulgá-la, trará resultados bastante satisfatórios. Tanto para quem consome, quanto para as parcerias envolvidas, o visual é bastante importante.
Contudo, não se deve perder nunca a abordagem inicial. Ou seja, que fez a marca ter uma base sólida de clientes. É necessário ampliar a comunicação, mas nunca se perder de vista do usuário fiel.
4 – Apresente inovações
Caso não consiga os resultados com o Outreach Marketing, não se preocupe.
O processo deve ser adaptado, dependendo de cada situação. Por exemplo, refazer e-mails, mudar o tom de voz ou até mesmo refazer análise dos perfis de interessados.
Sendo assim, para buscar novas parcerias é preciso pensar nas estratégias de contato, como:
- Manter um relacionamento com blogueiros do nicho;
- Ligação com influencers;
- Comunicar e fazer networking;
- Explorar os casos que deram certo.
5 – Não desista
Assim, caso tenha enviado um e-mail e não obteve respostas, não se desespere.
Envie um segundo e-mail ou até mesmo um terceiro.
Porém, não envie mais de 2 e-mails para a mesma parceria.
Sendo assim, estabeleça um limite e cumpra.
Contudo, nem sempre o tempo de resposta é rápido. Tenha paciência e dê tempo da leitura.
Além disso, tenha sempre um plano B. Isso porque você pode usar uma segunda opção de estratégia, caso algo dê errado.
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