Você já parou para pensar o que faz algumas páginas aparecerem primeiro quando você pesquisa alguma coisa no Google? Entender o que é SEO pode ser fundamental para o seu negócio. Afinal, são milhares de páginas, não é mesmo? Mas deixa eu te contar uma coisa, a explicação para essa pergunta é simples e possui apenas três letras: SEO. Essa é a sigla para Search Engine Optimization. A expressão corresponde a “otimização dos mecanismos de busca”. Então, o SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para persuadir os mecanismos de pesquisa a recomendar o seu conteúdo para os usuários.

O que é SEO

O termo SEO foi mencionado a priori em 1997. Após uma discussão sobre a posição de um site nos mecanismos de busca, Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner resolveram fazer um experimento: incluir palavras-chave no conteúdo do site. Logo eles perceberam que o site tinha ido para a primeira posição na busca.

Como surgiu o SEO?

- Palavra-chave no título e no conteúdo - Tamanho e originalidade do conteúdo - Tempo de permanência na página - Velocidade de carregamento da página - Design responsivo - Autoridade do domínio e da página - Relevância dos links - Otimização de imagens

Fatores de ranqueamento do Google

Black Hat é a junção de técnicas antiéticas para impulsionar a página. Repetir várias vezes a palavra-chave, inserir palavras escondidas na página, etc. Então, o Google sempre objetiva penalizar os sites que utilizam essas técnicas. Por sua vez, White Hat se refere às técnicas que não vão contra as diretrizes do Google.

Técnicas Black Hat e White Hat

O RD SM entrega um relatório de SEO que avalia a otimização de suas páginas em relação a determinadas palavras-chave.

RD Station Marketing

1

Ferramentas SEO mais usadas

O Search Console mostra como o Google vê o seu site. Ademais, mostra como ele lê as páginas e o que leva a clicarem no site.

Google Search Console

2

A SEMrush é uma ferramenta famosa pela análise de concorrência. Ela mostra as palavras-chave de qualquer site ou domínio.

SEMrush

3

O Yoast SEO é um plugin que permite a criação de sitemaps. Ele também autoriza a configuração de templates com padrões para title, description e URLs das páginas.

Yoast SEO

4

Verifique itens como URLs, descriptions e arquitetura. Analise o seu desempenho e SEO e compare com a concorrência.

Faça uma auditoria do seu site

1

Como aplicar o SEO?

Isso vai otimizar o seu desempenho. O Bing Webmasters e o Google Meu Negócio também são excelentes ferramentas.

Cadastre o site em ferramentas

2

Isso ajuda a equilibrar a produção de conteúdo.

Crie personas

3

Essa estratégia vai possibilitar que a sua equipe produza conteúdos mais precisos.

Faça a pesquisa de palavras-chave

4

Essa otimização pode melhorar o seu ranqueamento no Google.

Otimize seu conteúdo

5