Você já deve ter reparado que bons vendedores são bons comunicadores, certo? Essa regra também vale para o mundo online! Portanto, é essencial evitar cometer erros de redação web, para assim, prender a atenção do seu público e fidelizar seus clientes. Para não restar nenhum tipo de dúvida, vamos deixar claro o que é redação web. Trata-se de todo e qualquer tipo de artigo, texto, dica ou matéria publicada online. Podendo ser postado em blogs, sites, jornais e diversas outras plataformas e ferramentas. Portanto, é a mensagem da marca para o cliente!

É comum nos depararmos com títulos apelativos ou sem relação alguma com o texto. O título é o primeiro contato do cliente com seu conteúdo e precisa ser um resumo objetivo e eficaz. Um dos maiores erros na hora do montar o título é desviar demais do assunto. Assim, para evitar esse problema, é preciso estudar bem o tema.

Título e conteúdos diferentes

1

O CTA nada mais é que o “Call To Action” do seu texto. Ou seja, a chamada para a ação. É o estímulo para o leitor interagir com o texto, ou ficar instigado em chegar ao final dele. Portanto, o ideal é utilizá-lo logo na introdução do texto, convidando o usuário para continuar a leitura. Concluir o texto com um CTA também é essencial.

Ausência de CTA

2

Esse é um dos erros de redação para web mais cometidos. Depois do título, é na introdução a sua maior chance de prender a atenção do leitor. Logo, você não deve entregar de vez todas as questões do texto, é preciso ser objetivo e focado. Portanto, contextualize o assunto que será tratado e deixe claro a importância do texto.

Introduções frias

3

Mesmo quando entendemos sobre algum assunto, é importante procurar informações para complementar o texto. Então, nunca se esqueça de buscar fontes confiáveis para passar o maior número de informações possível. A pesquisa fará com que seu artigo ofereça um conteúdo de valor para seus leitores e te dará uma visão mais séria.

Não pesquisar sobre o assunto

4

Linguagem é diferente de idioma. Não perceber a forma correta de se comunicar com seu leitor é um dos erros de redação mais comuns. Ao escrevermos, devemos pensar na forma como o nosso público alvo se comunica. Por exemplo: ao escrevermos um texto para pessoas leigas em tecnologia, não devemos utilizar termos técnicos.

Linguagem errada

5

Quando um leitor está buscando alguma informação na internet, ele primeiro passa o olho por todo o texto para ver se aquilo corresponde ao seu interesse. Então, separar o conteúdo em tópicos facilita essa visualização e permite que o usuário vá direto ao ponto que deseja.

Ausência de intertítulos

6

Os hiperlinks agregam ao seu texto  e também possibilitam o leitor ter acesso para outros conteúdos do seu site. No entanto, esse processo deve ser feito de maneira natural. É preciso que os links realmente tenham relação com o seu texto, afim de não prejudicar a experiência do usuário.

Errar ao escolher os links

7