Comunicação bidirecional se baseia numa interação de poder enviar e receber mensagens. Uma via bidirecional é um via da qual se possa ir e voltar ao mesmo tempo. Na comunicação, esse conceito se aplica no trajeto de enviar mensagens e receber um feedback. Portanto, na relação entre marca e público, a via de mão dupla na comunicação deve ser franca e honesta. O caminho viável para consolidar o conceito bidirecional de relacionamento se dá por meio das redes sociais.

No marketing tradicional, a comunicação estabelecida segue apenas uma direção. A marca anuncia seu produto de várias formas, como, por exemplo: propagandas de rádio, tv, outdoors, etc. Já no marketing é usada uma vasta diversidade de canais de comunicação, que visam exatamente a proposta de um feedback do público.

Marketing: Tradicional x Digital

1

Pode-se observar uma lista de benefícios da comunicação bidirecional. Por exemplo: Transmite confiança e transparência; Deixa a marca mais humanizada; Evita crises; Melhora as vendas; Conhece a persona; O cliente é ouvido. Ou seja, diversas vantagens que adicionam bastante a imagem da sua marca.

Vantagens da CB

2

Embora haja muitas vantagens,  também se deve estar ciente das dificuldades. É preciso cuidar para que não haja desgaste no relacionamento. Além disso, deve haver um equilíbrio do tom de voz entre a marca e o cliente. E, claro, deve-se estar preparado para os riscos de feedback negativo. Saber lidar com críticas faz com bem a marca.

Desvantagens da CB

3

Para se obter essa comunicação bilateral de forma eficaz deve se utilizar de ferramentas, como: Comentários em postagens de Blogs; Questionários informativos; Pesquisas de satisfação via e-mail; Qualquer rede social; Avaliações online sobre performance.

Formas de comunicação bidirecional

4

Algumas empresas fizeram este processo e foram bem sucedidas, como, por exemplo: - Chicago Council; - Sears; - UBM Geek’s Guide. Dentre várias outras que estão em ascensão.

Exemplos que deram certo

5