O Custo por Aquisição (CPA) é uma métrica de Marketing Digital usada para condicionar a cobrança de anúncios de acordo com as conversões efetuadas em um site. O anunciante define um valor total para a sua campanha de anúncios antes deles começarem a rodar e só paga pelo resultado que obter. Geralmente aplicado em parcerias e redes de afiliados, ele também pode ser utilizado em outras campanhas através do Google Adwords, de forma automática.

Qual é a função do CPA?

Ao utilizar esse sistema, o anunciante só paga quando os usuários performam a ação desejada. Ou seja, quando eles efetuam uma compra; quando preenchem os formulários em uma landing page etc. O CPA tem a função de determinar o valor necessário a ser investido para que o seu negócio alcance os melhores resultados.

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Como calcular o CPA?

Basta dividir o valor do investimento pelo número de vendas realizadas. Assim, é possível montar a fórmula da seguinte maneira: CPA = investimento realizado / total de vendas. Suponhamos que você seja o proprietário de uma academia e que, no início do ano, decidiu colocar R$1.500,00 em uma campanha para novas matrículas.

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Como calcular o CPA?

Ao final da ação, você conseguiu conquistar 60 novos alunos. Nesse contexto, o cálculo do seu CPA foi o seguinte: CPA: 1.500 / 60 CPA: 25 Logo, foi necessário R$25,00 em publicidade para obter uma nova matrícula.

Qual é a importância do CPA?

O CPA  indica qual investimento é necessário para conquistar um novo cliente, e isso é de suma importância para um negócio. Além de permitir que a empresa planeje melhor os seus investimentos em Marketing Digital, ele avalia e otimiza as suas estratégias de atração e conversão de novos clientes.