CPL no marketing digital é a sigla de Custo Por Lead, uma métrica que tem relação direta com o gasto que as campanhas têm a cada lead obtido. O lead é um cliente em potencial, alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta etc.). Contudo, como nem todo lead se transforma em cliente, o gasto com as campanhas precisa ser baixo o suficiente para manter as margens. Nesse sentido, o CPL é uma métrica extremamente relevante.

Como calcular o CPL?

A fórmula para calcular o CPL é a seguinte: CPL = Valor gasto na campanha / número de leads. Como exemplo, imagine que a sua empresa criou uma nova estratégia de Marketing de Referência e, para desenvolvê-la e aplicá-la, investiu o valor de 4 mil reais, tendo um retorno total de 3.190 cliques na landing page feita para a ação.

Como calcular o CPL?

Agora, supondo que essa landing page tenha gerado um total de 429 leads, o cálculo a ser feito é: CPL= 4.000 (Valor gasto na estratégia) /429 (Número de leads) CPL= Aproximadamente R$ 9,32. Ou seja, em média, este é o custo para captar um lead.

Como utilizar e interpretar o CPL?

Primeiro, separe os leads MQL (contatos para Marketing) de SQL (contatos para vendas), para, então, escolher qual deles você vai analisar. Feito isso, analise a estratégia como um todo: públicos; personas; canais de marketing etc. Preste atenção no objetivo de cada elemento na estratégia.

Como otimizar o CPL?

Qualificar e ampliar o público, faz com que os algoritmos de inteligência artificial trabalhem com mais flexibilidade.

1 – Qualifique o público

2 – Aumente o tráfego orgânico

Desenvolva estratégias orgânicas como SEO (otimização para mecanismos de busca), link Building etc. Isso garante uma redução do custo por lead no longo prazo.

Feito isso, trabalhe este público como fonte primária de conversão de leads.

3 – Crie uma base de remarketing

Ou seja, a argumentação comercial do site ou landing page.

4 – Revise o destino das campanhas

Com o engajamento, o buscador interpreta que seu conteúdo continua atual e relevante para pesquisas naquele tema.

5 – Gere engajamento pelos conteúdos