Os bullet points são recursos de escrita utilizados para estruturar um texto, tornando-o mais organizado. Eles funcionam como marcadores para quebrar os parágrafos de um texto, fazendo com que os leitores encontrem as informações com mais facilidade. Eles podem ser usados para apresentar dados; diferentes tópicos de um mesmo assunto etc. Os bullet points são uma ótima ferramenta para quem está buscando escrever bem e aprender sobre redação e SEO.
Como usar de maneira estratégica?
Se o primeiro verbo utilizado estiver no infinitivo, como: começar, iniciar, verificar etc., todos os itens devem acompanhar essa formatação.
1 – Iniciar com a mesma estrutura
é preciso definir um padrão a ser seguido durante todo o texto. Nada de finalizar um tópico com vírgula; outro com ponto final; outro com ponto e vírgula.
Se o conteúdo tiver algum tipo de progressão, faça com que essa ideia esteja presente na organização das ideias e indique-a para o leitor. Por exemplo, 1; 2; 3… ou A; B; C. Se houver uma sequência lógica na disposição dos itens, ordene os tópicos para tornar essa ideia clara para o leitor.
2 – Transformar em uma sequência
Procure saber como seu texto será publicado, se vai para um e-book, um blog ou se será impresso. As ferramentas de escrita, normalmente, inserem um espaço entre cada tópico, e isso já sugere para o leitor a ideia de paragrafação. A presença do ponto e vírgula pode parecer estranha. Do contrário, adote a mesma pontuação em todos os itens.
3 – Terminar os itens de forma padrão
Crie bullet points com itens que tenham praticamente o mesmo tamanho. Marcadores com diferenças gritantes de tamanho dão a impressão de falta de simetria e desorganização. Se o texto contém mais tópicos do que paragrafação, reflita sobre o formato e, se for o caso, repense o projeto do texto.
4 – Atentar-se ao tamanho do texto