A Black Friday é um evento comercial que se iniciou nos Estados Unidos, mas que acabou se tornando uma oportunidade comercial em todo mundo. Se celebra a data, geralmente, na última sexta-feira do mês de novembro. Portanto, é muito importante preparar o seu site para a Black Friday. Com o aumento significativo nas vendas e acessos dessa época, muitas coisas podem dar errado.

Prepare seu site para a Black Friday

Certamente você já sabe que Black Friday significa muitos acessos na web e, consequentemente, em seu site. É ideal que você reforce a sua infraestrutura digital, para que seu site comporte todos os acessos. Além disso, é preciso escolher uma plataforma que comporte sua estrutura.

1 – Faça reforços e verifique a plataforma

Os certificados garantem a segurança do seu site. Além disso, os sites com esses certificados em ordem ranqueiam mais alto nos sites de busca.

2 – Cheque os certificados

É essencial que seu site também tenha uma versão mobile. Para facilitar a experiência do consumidor que vai entrar no seu site através do celular, é preciso se adequar.

3 – Verifique a versão mobile

Em um site, todos os processos devem funcionar, principalmente o cadastro e o carrinho, para a concluir a compra.

4 – Teste o carrinho e o cadastro

Se preciso, consulte o suporte da sua hospedagem e busque um plano que suporte a quantidade de pessoas que acessarão seu site.

5 – Verifique o plano de hospedagem

Mesmo que seu site seja apenas institucional, ou seja, você não venda através dele, é preciso que sua página de produtos seja detalhada.

6 – Analise a página de produtos

Você deve oferecer diversos canais de atendimento, para que o cliente se sinta visto, como e-mail, chat de atendimento, números telefônicos e WhatsApp.

7 – Ofereça canais de atendimento

Durante o processo de reforço do seu site, você deve ter uma estimativa de quantos acessos terá e, consequentemente, quantas vendas irá realizar.

8 – Prepare seu estoque

Não deixe de divulgar o seu site usando anúncios de sites de busca e em suas redes sociais. Quanto mais divulgação, mais vendas!

9 – Comece com a divulgação

Treine a sua equipe de atendimento, para que estejam preparados para atender os clientes e dar conta do aumento na demanda.

10 – Treine a equipe de atendimento

É preciso se certificar de que seu link está presente em todas as redes que você divulga. Sempre direcione os clientes que estão nessas redes para o seu site.

11 – Faça integração com redes sociais

Durante as últimas edições da Black Friday no Brasil, muitas marcas acabaram ficando conhecidas por ser uma fraude: prometiam uma coisa e faziam outra. Busque não tentar enganar seus consumidores, já que isso faz com que eles não voltem a comprar com você no futuro.

12 – Cuidado com as más práticas