A atualização de conteúdo útil do Google traz para os usuários exatamente o que eles estão procurando: atualizações para otimizar a informação que o usuário procura. Dessa forma, uma dessas atualizações aconteceu há pouco tempo, e trouxe algumas novidades consigo.

Do que se trata essa atualização?

A atualização de conteúdo útil são alterações no algoritmo que visam otimizar a experiência dos usuários. Sendo assim, ele passou a dar preferência para conteúdos úteis: a atualização foi projetada para exibir materiais com a melhor qualidade possível nos resultados de pesquisa.

Mas o que é o conteúdo útil?

Segundo a plataforma de pesquisa Google, é um conteúdo informativo, que dá para os usuários exatamente o que eles estão procurando. Sendo assim, é um conteúdo relevante.

O que mudou?

A principal mudança é o impacto nos resultados de pesquisa. Atualmente, a preferência será dada à conteúdos úteis através de outros fatores. Ou seja, se dá prioridade ao bom uso de palavras-chave e backlinks. Além disso, o conteúdo mais relevante e original possível terá prioridade nos resultados da plataforma.

Dicas para os criadores de conteúdo

Responda algumas perguntas: A pessoa que ler seu conteúdo irá sentir que aprendeu o suficiente? Seu conteúdo representa uma experiência com fundamentos e conhecimento? Ao lerem seu conteúdo, terão uma experiência satisfatória?

1 – Faça conteúdo que priorize as pessoas

As práticas de SEO são recomendadas durante a criação do seu conteúdo. Porém, ao tentar priorizar as pessoas, essas práticas não devem ser o foco da equipe durante a criação. O ideal é escrever de uma maneira que as pessoas compreendam, sem desrespeitar as principais regras.

2 – Evite pensar nos mecanismos de pesquisa ao criar seu conteúdo