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6 ideias de campanhas de marketing criativas para Páscoa

6 ideias de campanhas de marketing criativas para Páscoa

As campanhas de Páscoa são uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Afinal, essa data é uma das mais importantes para o comércio, especialmente para o segmento de chocolates, que fatura bilhões de reais todos os anos.

Segundo dados da Neotrust, em 2022, o ecommerce brasileiro faturou mais de R$ 6,5 bilhões no período da Páscoa, com um crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior. E não foram apenas os chocolates que se destacaram: outros setores também aproveitaram a data para então criar ofertas criativas e explorar o sentimento de gratidão que é celebrado no feriado.

Portanto, para aproveitar esse momento especial, nada melhor do que investir em estratégias que encantem os seus clientes e aumentem as suas vendas. Desse modo, algumas ideias que costumam funcionar são as promoções exclusivas, os produtos personalizados, entre outras ideias. Confira!

6 dicas de marketing para vender mais na Páscoa

A Páscoa é uma data que envolve sentimentos positivos como gratidão, amor e esperança. Além disso, é uma ocasião em que muitas pessoas gostam de presentear seus familiares e amigos com ovos de chocolate ou outros mimos.

Por isso, investir em uma campanha de Páscoa pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como aumentar as vendas, fortalecer sua marca e fidelizar novos clientes, além de reativar os antigos. Pensando nisso, trazemos agora então 6 dicas de marketing para você vender mais nessa Páscoa:

1. Crie uma identidade

Uma das formas de chamar a atenção dos consumidores é criar uma identidade visual temática para a sua marca, loja ou produto. Ou seja, isso significa então usar cores, imagens, fontes e elementos que remetam à Páscoa, como coelhos, ovos, cenouras e laços. Dessa forma, essa identidade pode ser aplicada em diversos materiais de comunicação, como cartazes, banners, flyers, embalagens, etiquetas e redes sociais.

2. Ofereça promoções e descontos especiais

Outra estratégia para vender mais é oferecer promoções e descontos especiais para os seus clientes. Ou seja, você pode criar ofertas exclusivas para quem comprar antecipadamente, para quem levar mais de um produto ou para quem indicar um amigo. Também pode fazer sorteios, brindes ou cupons de desconto para fidelizar os consumidores e estimular novas compras.

3. Aposte na personalização

Uma forma de se diferenciar da concorrência é apostar na personalização dos produtos que você vende. Dessa maneira, você pode oferecer opções de recheio, cobertura, formato e tamanho dos ovos de chocolate, incluir mensagens exclusivas nas embalagens ou até mesmo criar kits únicos com outros itens relacionados à Páscoa, como pelúcias, livros ou jogos. Além disso, a personalização agrega valor ao produto e cria uma conexão emocional com o consumidor.

4. Invista em conteúdo relevante

O conteúdo é uma ferramenta poderosa de marketing. Portanto, você pode criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo nas suas redes sociais ou no seu blog sobre temas relacionados à Páscoa, como receitas, curiosidades históricas ou culturais, dicas de decoração ou presentes ou até mesmo histórias inspiradoras sobre a data. Então essa abordagem ajuda a educar o mercado, gerar engajamento, aumentar o tráfego e ainda melhorar o posicionamento da sua marca.

5. Faça parcerias estratégicas

Fazer parcerias estratégicas com outras empresas ou influenciadores que tenham sinergia com o seu negócio é outra dica que pode te ajudar a vender mais. Então você pode trocar divulgação nas redes sociais, oferecer descontos especiais para os seguidores do parceiro, criar produtos em conjunto, realizar eventos online ou presenciais sobre a Páscoa. Além disso, as parcerias ajudam a ampliar o alcance da sua marca, gerar credibilidade e atrair novos clientes.

6. Surpreenda os seus clientes

Uma forma de encantar os seus público e fazer com que eles voltem a comprar com você é surpreendê-los. Ou seja, você pode enviar um cartão de agradecimento junto com o produto, fazer uma entrega rápida e gratuita, dar um brinde extra ou um vale-presente para a próxima compra, ou até mesmo criar mensagens personalizadas em vídeos ou chamadas para desejar uma feliz Páscoa. Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença na percepção do cliente sobre a sua marca e ainda podem gerar indicações positivas.

8 exemplos de campanhas de Páscoa de sucesso

Lembra quando falamos que outros setores também têm se aproveitado da época de Páscoa para criarem campanhas de marketing criativas e atrativas para os seus clientes? Alguns dos exemplos que trazemos a seguir ilustram exatamente isso. Então se você está buscando inspiração para fazer a sua própria campanha de Páscoa em 2023, independente do seu nicho, confira estas 8 campanhas que separamos para você:

1. Cacau Show

A Cacau Show é uma das marcas mais famosas de chocolates do Brasil e sempre investe em ações cheias de charme e sabor, especialmente nas campanhas de páscoa. Por isso, em 2022, ela apostou na celebridade Larissa Manoela para se aproximar do público jovem e trazer o conceito “A Páscoa que todo mundo ama”. A campanha então contou com dois filmes divertidos que mostravam a atriz interagindo com os produtos da empresa e se deliciando com os ovos de chocolate, promovendo sua linha infantil e o lançamento do Dreams Banoffee.

2. Tok & Stok

A Tok & Stok é uma loja de móveis e decoração que aproveitou a Páscoa para promover sua linha especial de utensílios de cozinha temáticos para a data. A marca fez uma campanha de email marketing com um visual bem atrativo e convidativo, destacando os produtos que podem ser usados no almoço de domingo ou para presentear alguém especial.

3. Factorial

A Factorial é uma empresa que oferece soluções de gestão de recursos humanos para outras empresas. A marca aproveitou a Páscoa para dar dicas de como o RH pode promover ações internas para engajar os colaboradores e reforçar os valores organizacionais. Ela ainda publicou um artigo em seu blog com 8 ideias de atividades como sorteios, brincadeiras, mensagens motivacionais e cestas personalizadas.

4. Duna Design

A Duna Design é uma agência digital que ajuda outras empresas a criarem campanhas online eficientes.

Ela usou o próprio blog para dar dicas de como fazer ações de Páscoa para anúncios PPC (pay-per-click), que aparecem nos resultados dos buscadores ou nas redes sociais.

A agência ainda explicou como segmentar o público-alvo, escolher as palavras-chave certas e criar ofertas irresistíveis.

5. Guaraná Antarctica

O Guaraná Antarctica provou que é possível explorar a data mesmo não tendo nada a ver com o produto típico da ocasião. Em 2021, a marca criou o “Páscoa Coisa Nossa”, um espaço de anúncios que conectava pequenos produtores caseiros de ovos de chocolate com clientes de várias partes do Brasil. A ideia era ajudar esses doceiros a divulgarem seus produtos e aumentarem suas vendas durante a pandemia.

Para participar da campanha, bastava os produtores preencherem um formulário disponibilizado no Instagram da empresa e depois postar um story com os requisitos preenchidos no próprio perfil marcando a companhia. Eles reuniram os escolhidos e publicaram cards de divulgação durante toda a semana entre 29 de março e 2 de abril de 2021.

A campanha, assinada pela Soko, inclusive contou com um vídeo promocional instruindo os chocolateiros a participarem da ação, e foi um sucesso!

6. SEMrush

A ferramenta de análise de concorrência SEMrush decidiu aproveitar também o feriado comemorativo e criou um jogo chamado “Caça ao Ovo”. A ideia era os clientes descobrirem 15 eastereggs (Ovos de Páscoa) na ferramenta para desbloquearem dados exclusivos, que no caso era uma lista contendo 10 mil palavras-chave mais pesquisadas em 10 países.

A ação ocorria dentro de um período definido e contemplava os usuários mais engajados em desbloquearem o presente.

7. Serasa eCred e Banco Pan

Fazendo bom uso de uma estratégia de co-marketing, a Serasa e o Banco Pan aproveitaram a data comemorativa para despertarem novamente o gostinho de infância de receber um ovo de páscoa com presente dentro.

Com essa ideia, as empresas se uniram para distribuírem ovos de chocolate com cartões prontos para uso dentro da caixa.

O presente foi entregue a alguns clientes que haviam solicitado os cartões previamente no marketplace da Serasa.

8. Lacta

Para promover a data, a empresa criou uma campanha que mostra que a Páscoa vai além do chocolate, a “ovo-metade”. Na ação, traz quatro filmes diferentes com seus ovos de chocolate de colher, cada um celebrando os laços familiares e a conexão com pessoas próximas.

A criatividade da campanha, além de reforçar a autoridade da marca, lembra aos clientes que essa época é mais do que pensar em chocolate, é celebrar as pessoas que temos conosco.

Nesse post, você conferiu dicas e exemplos para te ajudar a planejar e executar campanhas de Páscoa com eficiência e criatividade. Agora que você concluiu a leitura, comente conosco o que achou e compartilhe com outros empreendedores interessados em impulsionarem seus negócios nessa Páscoa!

Fonte: Zenvia Resultados Digitais Listenx

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