O sonho de muitos é descobrir o segredo do marketing da Apple, que saiu da garagem de Steve Jobs em 1976, para o Vale do Silício, na Califórnia, em 2022, onde as maiores empresas de tecnologia do mundo se encontram. E é sobre essa empresa que vamos falar hoje, e tentar desvendar qual o segredo para tanto sucesso. Certamente que a Apple dispensa apresentações, mas saiba que ela não surgiu apenas com Steve Jobs. Outro Steve, o Wozniak, e Ronald Wayne também fizeram parte dessa criação. 

Quais os produtos comercializados?

A empresa nunca se desviou de suas origens, já que seu foco permanece nos eletrônicos. Produtos icônicos como o iPod já foram descontinuados, mas os iPhones e os MacBooks permanecem. Além disso, os iPads continuam sendo os líderes no segmento de tablets. Também existem acessórios como Apple Watch e AirTag.

Algo que é possível ver desde o sistema operacional da Apple, o iOS, até suas propagandas, é a simplicidade. A marca nunca precisou gastar rios de dinheiro com publicidade e nem com conteúdo. Eles usam de dois fatores: influenciadores e recomendações.

1 – Simplicidade

Quais as estratégias?

Todos nós sabemos como é difícil vender um produto caro, principalmente se houver uma forte concorrência no mercado. Portanto, como a Apple consegue de manter no topo vendendo os eletrônicos mais caros do mundo e com uma concorrência tão forte quanto a Samsung? Agregando valor ao seu produto.

2 – Valor

Através de conteúdos assertivos a Apple conseguiu construir uma comunidade, que defende os ideais da empresa e não medem esforços para adquirir todos os produtos possíveis. Com o marketing assertivo, focado em pessoas que gostariam de ter uma marca que solucionasse seus problemas, eles atingiram o topo.

3 – Comunidade

Comprar algo da Apple é muito mais que passar o cartão de crédito. Até a iluminação da loja é pensada para trazer mais conforto para o cliente. Sendo assim, essa experiência também faz parte do marketing único da Apple, que elevou o status da empresa para o que conhecemos hoje em dia.

4 – Experiência

Mesmo que absolutamente todos os perfis acabem se interessando, a empresa já deixou claro que seu público-alvo são os jovens “incompreendidos”, que acabam por achar soluções para seus problemas junto da empresa. Seu slogan “Think Different”, ou seja, “pense diferente”, se encaixa exatamente nesse conceito.

Público-alvo da empresa