O marketing multinível é um modelo de negócio em que o empreendedor obtém lucro com a revenda de produtos e serviços e com a formação de sua própria equipe de vendas. Dessa forma ele indica outras pessoas para a sua rede. Entre as suas principais vantagens está a autonomia de trabalho e a escalabilidade dos ganhos. Contudo, é preciso ter em mente que o investimento inicial dessa estratégia pode ser caro. Afinal, dentro dessa modalidade, o revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

Principais vantagens dessa estratégia:

Vantagens do marketing multinível

1 - Autonomia de trabalho

Nesse modelo de negócio, você pode escolher quantas horas do dia se dedicará ao trabalho; definir o tipo de produto que quer comercializar; delimitar o público para o qual irá vender.

2 - Renda extra

A princípio, obter ganhos fora do seu fixo pode ser útil para investir e criar uma reserva de emergência, representando segurança para você e sua família.

3 - Escalabilidade de ganhos

Os níveis da força de vendas multiplicam-se sequencialmente, amplificando os ganhos dos líderes de venda.

Principais desvantagens dessa estratégia:

Desvantagens desse tipo de marketing

1 - Investimento inicial caro

Algumas empresas oferecem planos que exigem que o revendedor faça um investimento inicial ou compre os produtos para revender com um preço sugerido. Isso gera um certo risco.

2 - Crescimento a longo prazo

Obter retorno através da construção de uma rede de revendas pode ser uma atividade lenta, que leva meses ou mesmo anos. Isso porque conquistar clientes e ainda atrair novos distribuidores é uma tarefa difícil. Em especial para vendedores com pouca ou nenhuma experiência.

As pirâmides financeiras são esquemas ilegais de movimentação financeira que prometem ganhos pela ordem de chegada e não pelo resultado em vendas. Já o marketing multinível é uma atividade legalizada, baseada na comercialização de produtos e serviços, e que pode gerar bons rendimentos aos profissionais.

Pirâmide ou marketing multinível?