Um dos segmentos que mais vem crescendo no mercado é o de autopeças. Ele é um setor de extrema importância para o funcionamento de manutenção de carros. Dados mais recentes do Sindipeças mostram que, em 2021, a expectativa era que o faturamento das empresas filiadas ao sindicato – que totaliza 498 – era de mais de R$ 120 milhões. Levando em consideração esses dados, o marketing para autopeças para esses números expressivos e torná-los ainda mais robustos.

1 - Faça planejamento

Um planejamento estratégico sólido é o primeiro passo para um bom marketing para autopeças. É interessante levar em consideração os pontos fortes da empresa e focar sempre no público-alvo. Desse modo, as ações tomadas serão mais assertivas e terão um impacto maior entre os clientes.

2 - Investigue o cliente

Para conhecer bem o seu negócio, você precisa conhecer muito bem o seu cliente. Por isso, as empresas devem utilizar um banco de dados que aponte o perfil médio do público. Deve ser levado em consideração faixa etária, gênero, classe social, hobbies, modelos de carros, principais serviços, etc.

3 - Venda em marketplace

Um bom e-commerce faz a diferença e esse modelo de vendas cresce a cada dia. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o varejo digital girou em R$ 80 bilhões em 2019. Outro dado importante é que 36% dos consumidores preferem começar a pesquisa de compra pela web.

4 - Faça promoções e ofertas

É importante entender que o marketing para autopeças – e para nenhum outro segmento – quer que você se baseie apenas em abaixar o preço. Porém, uma boa dica é apostar em promoções em datas importantes, como o Dia do Mecânico, dos Pais, Fim de Ano, entre outras

5 - Avalie os resultados

Assim como em qualquer segmento, no marketing para autopeças também deve acontecer a avaliação de resultados. Afinal, só assim você poderá ver com mais precisão o que está dando certo e melhorar os pontos que não estão dando resultados positivos. Por exemplo: analise quais publicações têm dado melhor resultados.