O Marketing de Influência é uma estratégia que consiste na divulgação de uma marca por produtores de conteúdo. Conhecidos também como influenciadores digitais, esses produtores de conteúdo exercem uma grande influência sobre grandes públicos. Assim, algumas empresas apostam nessa estratégia para adquirir novos clientes e gerar valor para as suas marcas. Uma vez que influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil. Assim, as empresas estabelecem parcerias com os influenciadores, para que eles utilizem e divulguem seus produtos.

Quem são os influenciadores digitais?

Em síntese, os influenciadores digitais são pessoas que possuem um grande público engajado com o seu conteúdo nas redes sociais. Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, estética, humor, educação, entre outros. Por exemplo, no Brasil, a humorista Tata Werneck possui 52,7 milhões de seguidores.

Potencializa a imagem da marca

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Alcança o público certo

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Além de conseguir novos clientes, o MI aproxima a sua empresa das pessoas interessadas pelo seu nicho de atuação.

Isto é, o MI permite que você segmente o seu público. Logo, impactar pessoas que já estão interessadas no seu nicho fica fácil.

Motivos para investir no MI

Gera confiança

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Influencia positivamente nas decisões

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Como os seguidores se sentem próximos dos influenciadores, as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos parecem mais confiáveis.

A opinião de pessoas que têm afinidade com o assunto se tornaram essenciais para definir qual produto escolher.

Possibilita diferentes formatos

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Gera resultados reais

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Ou seja, a divulgação pode ser feita tanto através de parcerias, quanto de campanhas e publipost.

Segundo pesquisas, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados.

Defina os seus objetivos

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Conheça o seu público

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Para que serve sua marca? Você quer apenas divulgar um produto, ou gerar leads? Tenha isso em mente ao definir os objetivos.

Defina a sua persona e se aprofunde no conhecimento sobre o seu comportamento. Ou seja, converse com os seus clientes

Como aplicar o MI no meu negócio?

Escolha bem o influenciador

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Não adianta se basear apenas em números. Se o influenciador não conversar de igual pra igual com o seu público, o objetivo da sua marca não será atingido. Ferramentas como NinjaOutreach e Buzzsumo são utilizadas para buscar influencers de diferentes canais através de palavras-chave.

Planeje estratégias em conjunto

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Respeite a liberdade criativa

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Isto é, entre em contato com ele e converse sobre a ação que será realizada. O criador de conteúdo pode agregar ideias boas.

Não interfira no modo que o influenciador conduz o conteúdo. As indicações naturais são as que mais geram engajamento. Logo, dê apenas um direcionamento.