A pesquisa de marketing é uma forma de coletar dados pertinentes que vão servir como base na hora de tomar decisões para solucionar problemas relativos à empresa. Ela é essencial para que os diretores de marketing consigam ser mais assertivos em suas escolhas.

Faça sua pesquisa de marketing

A princípio, na hora de definir o problema da pesquisa, se pergunte: Qual é a dúvida que se quer esclarecer; A natureza da informação desejada; O alcance do estudo. Se a pesquisa for utilizada no lançamento de produtos, o problema pode ser: “O tráfego orgânico do meu e-commerce está muito baixo”.

1 – Defina o problema da pesquisa

Comece dividindo o objetivo da pesquisa em duas partes: - Objetivo principal; - Objetivos secundários. O objetivo principal visa dar foco à pesquisa e um direcionamento mais amplo aos pesquisadores. Ele existe para responder ao problema da pesquisa.

2 – Determine o objetivo da pesquisa

Por sua vez, os objetivos secundários são mais específicos e poderão ajudar, mais adiante, a definir questionário e roteiros de entrevista. Ou seja, determinar a idade dos consumidores; renda; gênero; levantar quais veículos de comunicação são mais usados por esses consumidores; verificar motivos e desejos de compras etc.

2 – Determine o objetivo da pesquisa

Sempre busque informações externas ou secundárias. Não se deve trabalhar somente com informações de fonte interna, como reports, CRM, vendas, etc. Desse modo, procure coletar os dados em várias plataformas e modelos distintos. Por exemplo, você pode realizar:

3 – Escolha o método de coleta

- Pesquisas digitais com modelos quantitativos e de maneira totalmente automatizada; - Entrevistas face-to-face, por meio de questionários ou roteiros; - Trabalho de campo.

3 – Escolha o método de coleta