O arquétipo do inocente representa a busca pelo bem; pela pureza; e pela simplicidade. No mundo dos negócios, os arquétipos são a representação de um conteúdo inconsciente capaz de influenciar na percepção do consumidor. Quando o inocente se faz presente em uma marca, ele desperta em seus consumidores certeza e tranquilidade; e transmite em sua mensagem ideias positivas e esperançosas. Ele é otimista e prefere ser sempre o mesmo, não gostando de mudanças.

Características do arquétipo

O arquétipo do inocente busca pela inocência e toda a fantasia que reside na infância. Ele deseja a felicidade acima de tudo e acredita na melhor versão de todos e do mundo. A promessa dos inocentes é que a vida não precisa ser difícil. As pessoas que se identificam com esse arquétipo desejam ter uma vida perfeita, ideal.

Como funciona para meu negócio?

O Inocente luta pelo bem de seus consumidores e busca oferecer o produto adequado, que compartilhe coisas boas, valores como simplicidade e respeito. Ele quer que seus clientes se sintam seguros e bonitos por dentro. A identidade da marca nutre um laço de comprometimento e amizade com os consumidores.

Vantagens do arquétipo do inocente

A principal vantagem para uma marca é a fidelidade dos clientes. Ao definir o arquétipo da sua marca como inocente, você encontrará clientes que propagam o seu negócio e que se identificam com ele de maneira profunda. Porém, é importante lembrar que esse arquétipo tem mais sensibilidade a preços do que os demais.

Marcas com arquétipo do Inocente

Como o inocente está sempre em busca da melhor solução para o seu problema, a sua marca terá uma boa comunicação para que ele se identifique, e encontre no seu negócio a resposta simples que ele precisa para o problema dele. A Natura; a Johnson & Johnson; e a Coca-Cola são exemplos.