Os arquétipos são um conjunto de padrões que criam traços de valores, visão de mundo, crenças e personalidade de uma empresa. O arquétipo do explorador é questionador e independente. Além de conter um senso de inovação muito apurado. Esse arquétipo sempre está tentando coisas novas. Sendo assim, a marca ganha a confiança do consumidor com novidades e melhorias constantes.
Características do arquétipo
A busca da independência e liberdade é sua principal característica. Esse arquétipo é ideal para quem foge da rotina e das regras do dia a dia. Do mesmo modo, eles também possuem uma ambição e autonomia na sua forma de viver. As marcas com esse arquétipo são pioneiras e entregam produtos/serviços que parecem vigorosos.
Como funciona para meu négocio?
É indicado para marcas que têm um público-alvo com as mesmas características. O público deve querer produtos que ajudem seu lado explorador. Pessoas com esse arquétipo buscam marcas com sentimentos de independência e liberdade. Caso o público não tenha essas características, o arquétipo pode ficar forçado.
Vantagens do arquétipo
O arquétipo ajuda a desenvolver com maior facilidade a personalidade e tom de voz da marca. Ele também influencia no posicionamento e entrega uma maior coerência nas atitudes da empresa. O e-commerce também é importante para caracterizar uma marca com arquétipo explorador.
Exemplos de empresas
– Land Rover Discovery SVX – Expedia – The North Face – Go Pro – Red Bull – Jeep