Os arquétipos são um conjunto de padrões reesposáveis por reforçar aspectos de marca. Nesse sentido, os seus clientes devem ter a mesma personalidade do arquétipo. O arquétipo do cara comum é basicamente atender o desejo de pertencimento. O cara comum geralmente se “camufla” e não gosta de destacar-se na multidão. 

Características do arquétipo

A principal característica é a boa relação com a rotina. Essas pessoas gostam de usar e comprar coisas populares e comuns. Além disso, eles não gostam de se destacarem. Um dos seus maiores medos é não pertencer a nenhuma sociedade, grupo ou comunidade. O cara comum reflete uma imagem amigável e de fácil comunicação.

Como funciona para meu negócio?

É ideal para marcas que oferecem produtos ou serviços usados no dia a dia e baratos: estes clientes não gostam de coisas elitistas e exclusivas. O marketing dessas empresas utilizam a rotina e coisas cotidianas para divulgar o produto. Assim, proporciona uma sensação de que está tudo bem ser comum e normal.

Vantagens do arquétipo

Uma das principais vantagens é o aumento do nível de engajamento da marca. A humanização do produto e marca também alcançam um saldo positivo. Do mesmo modo, a fidelização dos clientes é outra grande vantagem do cara comum: o cliente acaba virando seu cliente fiel e amigo, o qual não te troca facilmente.

Exemplos de empresas que utilizam

– Havaianas – Bud Light – Walmart – Kit Kat – PG Tips