Desde o início do ano de 2020, quando a quarentena causou a restrição e fechamento de alguns estabelecimentos com espaços físicos, a internet adquiriu o protagonismo para uma grande parcela de consumidores. A iniciativa de Gusttavo Lima ao fazer uma live streaming abriu horizontes para inúmeras marcas: a de se manterem presentes na memória do consumidor. Mas não foram apenas as cervejas, carnes e móveis que viram essa nova oportunidade: os grandes varejistas também aderiram à causa. 

 O que é live commerce?

A live commerce é uma variação para streaming dos canais de vendas que ainda são frequentes na televisão aberta e TV à cabo. Polishop, Shoptime, Fastshop, são alguns exemplos de veículos que utilizam o diálogo direto com os consumidores para demonstrar, expor e vender seus produtos ao vivo.

Por que usar essa estratégia?

A live commerce foi a maneira que os comércios encontraram para continuarem ativos e em contato com seus clientes. Aproveitando a dinâmica que a internet permite, e o envolvimento que influencers e artistas famosos tiveram nessas lives comerciais, o formato fez tanto sucesso e ganhou espaço.

Como fazer uma live commerce

Descubra se o formato será bem recebido pelo seu público. Antes de optar pela estratégia, pesquise junto ao seus clientes potenciais se eles consumiriam seu conteúdo.

1 - Relevância

Por mais que as lives sejam um formato dinâmico e espontâneo, a facilidade para sair dos eixos graças à esses atributos é grande. Por isso, determinar um foco e manter uma programação é importante para que a live seja bem sucedida.

2 - Siga um roteiro

Existem diversas plataformas para live commerce, algumas delas com foco exclusivo nessa finalidade. Estude as possibilidades para escolher certo na hora de se conectar com a sua audiência, de forma a obter melhores índices de engajamento e taxa de  conversões.

2 - Escolha a plataforma adequada