Se você é produtor de conteúdo, sabe o trabalho que dá produzir algo de qualidade. É tempo e esforço de pesquisa, criação de agenda, de texto e de arte. Mas nem sempre as pessoas querem perder tempo com o trabalho árduo, e é aí que começa o plágio nas redes sociais. As redes sociais abriram espaço para que você possa emitir a sua opinião e criar conteúdos. Sendo assim, onde há obras com direitos autorais, há pessoas com más intenções de copiar o conteúdo sem dar o devido direito ao autor. Logo, isso se chama plágio nas redes sociais.

O plágio acontece quando o infrator utiliza de um conteúdo original de outra pessoa. Ele finge que aquela obra é sua, omitindo a autoria original e detendo dos direitos do produto. É importante lembrar que uma ideia por si só não garante o direito, para isso, a ideia precisa estar publicada em alguma rede social.

O que é o plágio nas redes sociais?

Repostar ou compartilhar um conteúdo não é plágio. O plágio nas redes sociais é: Copiar textos sem falar quem é o autor; Copiar imagem sem falar quem é o autor; Fazer cópia de um conceito sem falar quem escreveu. O melhor conteúdo é aquele que passa informações e faz seu público refletir. Então, absorva o conteúdo e crie algo novo.

Imitação ou inspiração?

Como se proteger contra o plágio?

Entenda que faz parte

Em primeiro lugar, saiba que o plágio é comum nos dias atuais, ainda mais no meio acadêmico. Pode parecer impossível que alguém copie o conteúdo sem saber que precisa dar créditos, mas não é. Você pode preferir não se estressar e deixar pra lá, principalmente se tiver muito conteúdo.

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Registre seu conteúdo

Uma dica para assegurar seus direitos autorais sobre obras publicadas é registrar o conteúdo na Biblioteca Nacional ou na Câmara Brasileira do Livro. Assim, você consegue mostrar com documentos, e de forma segura, quando e onde seu produto foi veiculado. Dessa forma, você assegura que seu direito seja respeitado.

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Se estiver com medo de já ter cometido plágio ou então acabar o fazendo sem a intenção, não se preocupe. Quando quiser utilizar uma referência ou então usar uma imagem de uma rede social, mencione que a obra é de autoria daquele autor. Além disso, pesquise e certifique-se de que esteja creditando o autor correto.

Pesquise o autor

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Caso o seu conteúdo tenha sido copiado, tente notificar a página, solicitando a retirada do conteúdo. No entanto, ela pode fingir que você está errado ou te ignorar. Se esse for o caso, comente na própria postagem, tornando a discussão mais pública. Além disso, denuncie a postagem por infringir as diretrizes da rede social.

Peça a retirada

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