O arquétipo do sábio faz parte dos doze arquétipos de Carl Jung. No mundo dos negócios, os arquétipos são a representação de um conteúdo inconsciente capaz de influenciar na percepção do consumidor. A identidade da marca do arquétipo sábio tem a busca da verdade como lema. Ele é um arquétipo primordial para produtos e marcas que trabalham com informações e educação, pois é preciso fazer o cliente pensar.
Características do arquétipo sábio
Ele simboliza a sabedoria, a solitude e o silêncio. O sábio prefere se isolar para refletir a estar com outras pessoas; e encontra no silêncio a lucidez e a profundidade de sua sabedoria. Ele está em constante processo de autoconhecimento através das suas experiências.
Como funciona para meu negócio?
Esse arquétipo costuma ser ideal para marcas que informam, educam e fazem os clientes pensarem. Eles são principalmente, pessoas que desejam usar sua inteligência para analisar e entender o mundo. Marcas com esse arquétipo precisam valorizar o conhecimento e o desenvolvimento da inteligência dos seus consumidores.
Vantagens do arquétipo do sábio
Ajuda a montar a personalidade de uma marca e a alinhar toda a sua comunicação. Marcas que adotam o arquétipo do sábio estão sempre atentas às novas e principais tendências, sempre estudando e melhorando o entendimento sobre vários assuntos, principalmente os de seu nicho.
Vantagens do arquétipo do sábio
Ao fazer o uso adequado desse arquétipo, a sua marca será reconhecida no mercado, e marcas que possuem um posicionamento e uma personalidade notável têm mais chances de serem lembradas. Além disso, o consumidor com esse arquétipo quer ver marcas verdadeiras e que compartilhem conhecimento de acordo com seus valores.
Marcas com o arquétipo do sábio
Como exemplo, podemos citar: Harvard University; Google; The New York Times; e CNN. Elas se consideram líderes e esclarecedoras em meio a um mundo confuso e muitas vezes enganoso. Trabalham com o valor da análise para obter avanço; e no conhecimento para gerar resultados satisfatórios.