Atualmente, existem inúmeros livros de branding que servem como auxílio para empreendedores que querem criar e gerenciar a sua marca. Contudo, nem todos eles entregam tanto valor para o leitor. Pensando nisso, nós separamos 10 livros incríveis para você compreender e agregar estratégias de branding em seus projetos.
10 livros sobre branding
Recomendado para pessoas que ainda não estão familiarizadas com o conceito de branding, Marcos Hiller escreve sobre grandes marcas, como o McDonald’s; a Apple; a Coca-Cola etc. Ele convida o leitor para um debate sobre branding, marketing, comunicação e consumo midiático.
1 – Branding: A Arte de Construir Marcas
Cecilia Consolo demonstra a importância de incorporar designers à equipe de gerenciamento. Ela contextualiza a criação de marca em diversos ângulos, camadas e momentos, adicionando assim conceitos que não conseguimos encontrar com facilidade em outros livros.
2 – Marcas – Design Estratégico: do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa
Neste livro, Peter L. Phillips fala sobre como um bom briefing pode economizar muito trabalho e evitar problemas burocráticos no processo de criação. Ele pode ser útil para que profissionais e estudantes compreendam a importância do briefing e como fazê-lo de forma eficaz.
3 – Briefing: A gestão do projeto de design
Alina Wheeler fornece um método comprovado e universal de cinco etapas para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Ela apresenta com detalhes 50 estudos de caso, descrevendo objetivos, processos etc.
4 – Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas
Em “Pensar com Tipos”, Ellen Lupton fala sobre a importância da tipografia no processo de criação de marca. Ele é um bom livro para quem quer começar do básico como quem quer se aprofundar, contando até com exercícios práticos.
5 – Pensar com Tipos
Em “Story Brand”, Donald Miller entrega um roteiro fácil e prático para que empresas consigam comunicar melhor a sua história e, com isso, conquistar mais clientes. O livro é bem curtinho, mas pode te ensinar muitas lições.
6 – Story Brand
Sandra Ribeiro Cameira aborda a relação do Branding e o Design através de diversos cases, tornando o aprendizado leve. Ele também entra em questões conceituais, como a semiótica. Este livro é uma ótima opção para quem quer realmente saber mais sobre o processo de branding.
7 – Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca
Margaret Mark e Carol S. Pearson mostram como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. É um material muito bom para quem já estuda sobre isso, e também para quem se interessa por histórias, psicologia, ou simplesmente gosta de ver e analisar o significado de tudo.
8 – O herói e o fora-da-lei
Simon Sinek ajuda o leitor a refletir sobre o propósito, próprio ou da empresa/equipe. Ele oferece as ferramentas práticas para identificar o seu PORQUÊ individual e o da sua organização, criando um alinhamento entre suas ações e seu propósito mais profundo.
9 – Encontre seu Porquê
Por fim, o livro Marcos Bedendo mostra e ensina ao empreendedor como criar, posicionar e estabelecer uma identidade de marca que potencialize os resultados de seu negócio. O autor enfatiza a importância das marcas no contexto mercadológico e como elas são estratégicas para o sucesso.
10 – Branding Para Empreendedores