Dicas e estratégias de planejamento de marketing do seu negócio

1. Plano de Marketing

É um roteiro utilizado pelas empresas para organizar as suas estratégias de marketing em um determinado período. Ele só faz sentido se for ajustado à realidade da sua empresa.

O plano conecta o planejamento estratégico (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de curto prazo).

As etapas do plano de marketing são: diagnóstico da empresa, análise do ambiente de negócios e da concorrência, definição de público e personas, de posicionamento, de objetivos, de KPIs, de estratégias, recursos e orçamento, cronograma e responsáveis e, por fim, a elaboração do plano.

2. Plano de ação

É um documento cuja função é guiar o funcionamento de uma empresa, desde tarefas mais simples até um desenvolvimento de projeto, garantindo que cada parte seja realizada.

Como criar um plano de ação?

Ao criar um plano de ação, você deve levar em consideração os seguintes fatores: – O que você quer fazer? (objetivo) – Por que você quer alcançar isso? (motivação) – Como você vai fazer? (ações a seguir)

– Quando? (cronograma) – Quem vai te ajudar ou participar desse processo? (responsáveis) –Quanto você vai investir? (orçamento) – Quais são os riscos ou obstáculos que podem te atrapalhar? (análise de riscos)

3. Planejamento de Inbound Marketing

A base do Inbound Marketing é o funil de vendas, por isso, é interessante estruturar o planejamento de acordo com cada etapa do funil. É importante lembrar que cada cliente tem necessidades distintas.

Como fazer?

Defina as personas, crie um funil de vendas, defina os seus objetivos, crie uma estratégia de conteúdo, pesquise palavras-chave, planeje ações para gerar leads, use o Email Marketing como estratégia e implemente a tecnologia certa.

4. Planejamento Estratégico

É o processo de criação e execução de uma estratégia para atingir certos objetivos dentro de uma empresa.

Características do planejamento estratégico

Exige esforço organizacional coletivo e contínuo, requer que todos tenham uma visão comum sobre os problemas e objetivos da empresa, visa uma boa vantagem competitiva, traduz a estratégia em iniciativas concretas...

Integra todas as camadas da organização, conduz a uma visão de negócio futuro e exige acompanhamento do percurso

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